sábado, 24 de outubro de 2009

Aqui começa o Paraíso! Conheça El Cañon del Atuel o palco da competição DesafíoMTB 2009 em São Rafael, Província de Mendoza – Argentina em 29/11/09

(Veja video do Desafío na coluna à direita do Blog)

A 20 quilômetros de San Rafael, pela Ruta (Estrada) Provincial N° 173, começa a área turística do cañón, e principalmente, um imponente conjunto panorâmico que tem o Rio Atuel, e as montanhas que a cobrem, como verdadeiras protagonistas.
O trecho principal se encontra entre as represas de Valle Grande e o Nihuil.

A maior beleza do rio está no cañón mesmo, e ao largo de sua garganta foram construídas comportas que represam as águas do rio para regular o caudal com o objetivo de regar terras de cultivo e gerar energia.

Dois lagos artificiais coroam a beleza dentro do cañón, Aisol y Tierras Blancas.

Na área se pratica esportes náuticos, e inclusive, o Pentatlom, que consiste em uma competição de windsurfe, moto enduro, kayac, ciclismo y pedestrismo.

A 18 quilômetros do inicio do Cañón del Atuel se localiza Valle Grande, ou a 38 quilômetros de San Rafael, sempre pela Ruta Provincial N° 173.

É um espelho de água intensamente azul que se encontra rodeado por escarpadas cordilheiras e uma frondosa vegetação. É o lugar ideal para a prática de mergulho, natação, esqui aquático, remo, kayac, rafting, moto náutica, e windsurfe.

Ao largo das margens do rio se sucedem uma ampla gama de albergues, hospedarias e hotéis, inclusive alguns campings que contam com serviços básicos. E naturalmente, a pesca esportiva além de circuitos de trekking, cavalgadas, four track, y montanhismo.