quinta-feira, 15 de outubro de 2009

El Camino de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago, também conhecido como Rota Jacobina é possivelmente o itinerário de longa distância mais conhecido da Espanha, e também sobre o qual mais se escreveu e se estudou. Desde a Idade Média é utilizado como via de peregrinação à cidade onde se encontram os restos do Apóstolo Santiago o Maior, Santiago de Compostela, via que se percorre pelo norte da Península Ibérica desde a fronteira hispano-francesa.


No que diz respeito aos meios de transporte utilizados para percorrer o Caminho, não há dúvida que a bicicleta é um dos mais adequados e populares para a realização da Rota Jacobina, fazendo uso de uma mountain bike, utilizando as trilhas, single tracks e caminhos que se dirigem à capital compostelana, ou de bicicleta de estrada, sem abandonar o asfalto em nenhum momento.

A informação que o Portal “amigos del Ciclismo” apresenta, pretende antes de tudo mostrar que a realização do Caminho de Santiago de bicicleta é uma experiência totalmente realizável e recomendável. Para isso o site oferece grande quantidade de informação que antes de tudo busca um caráter de utilidade em todos seus aspectos. Você poderá encontrar desde um Guia Útil com dados tais como bibliografia, cartografia, albergues, associações de amigos, etc., até vários relatos de viagens de bicicleta pelo Caminho que nos transladaram até o mesmo inicio da rota baseadas nas experiências vividas por alguns amigos del ciclismo que recapitularam suas vivências e puseram à sua disposição.


Espero que as experiências que lá você encontre sirvam de ajuda e porque não de incentivo para que possa desfrutar de una rota maravilhosa e muito atrativa desde muitos pontos de vista.

Fonte: amigos del ciclismo

Tradução e adaptação: Professor Arnaldo