terça-feira, 13 de outubro de 2009

OVERTRAINING versus OVERCURTIÇÃO

OVERTRAINING versus OVERCURTIÇÃO

O overtraining pode ser definido como sendo a condição na qual as pessoas apresentam baixo nível de desempenho, apesar do treinamento continuado ou até mesmo aumentado (Maughan, Gleeson e Greenhaff, 2000). A grande causa do estabelecimento do estado de overtraining é o excesso de exercício, conduzindo a uma resposta de estresse, intensificada pelo tempo insuficiente de recuperação entre os períodos de atividade.
Fonte: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=578

O OVERCURTIÇÃO pode ser definido como a condição na qual o Professor Arnaldo apresenta médio nível de desempenho, apesar do cansaço pelo “rolê” continuado ou até mesmo aumentado. A grande causa de estabelecimento desta OVERCURTIÇÃO é o excesso de roles, conduzindo a uma resposta de ausência de estresse, apesar do cansaço, intensificada pelo tempo maravilhosamente insuficiente de recuperação entre os períodos de atividade.
Fonte: Professor Arnaldo
OVERCURTIÇÃO 1
Manhã de domingo, dia 11 de outubro, recebo convite para curtir um “rolê” com o Paulinho da Socobikers’s. Um trio foi completado com o Birota, organizador do Rally de Santa Isabel, pois os outros ciclistas que estavam na “padoca” tinham outros destinos.

Foram 32 km entre trilhas, subidões intermináveis e uma meia dúzia de single track, pois os dois conhecem cada palmo da região.
Conclusão: 32 km, 12 km de média horária e a amizade triplicada.
OVERCURTIÇÃO 2
Tarde do mesmo domingo em Morungaba, rolê notúrnico com a galera do Endurance. Foi um “Bate Volta” até Monte Alegre do Sul, que uniu desde os jovenzinhos André e Vitor na média dos 14 anos até o experiente Sandro Montico e boa parte da equipe Endurance.
Conclusão: 75 km percorridos em plena escuridão e média de 15 km por hora,
com 49 km de máxima em plena sem enxergar um palmo além do nariz.
Conclusão Geral: Foram mais de cem quilômetros da mais pura adrenalina, que além do cansaço deixou como resultado outros tantos grandes amigos que vamos fazendo ao longo da pedalada.

ATENÇÃO: Isso só foi possível graças a uma boa alimentação balanceada, treinamento em academia e acessória do Professor Helio Souza.

Atividade física só bem orientado!