quinta-feira, 5 de novembro de 2009

SHIMAN0 DURA ACE Di2: Uma nova era para o ciclismo de estrada!

Líder em inovação e design, a SHIMANO apresenta o novo grupo para ciclismo de estrada, DURA ACE, porém com a tecnologia Di2 (Digital Integrated Intelligence). Um verdadeiro Estado-da-Arte em termos de tecnologia, que oferece ao usuário uma revolucionaria experiência no ciclismo competitivo amador de alta performance.

A inovação na mudança de marcha é baseada na já consagrada tecnologia SHIMANO INDEX SYSTEM, ou seja, cada clique uma mudança, que oferece uma característica única na troca de marchas.
A grande diferença do sistema Di2, é que a ação de mudar a marcha e feita eletronicamente ao invés dos tradicionais cabos de aço.

SHIMANO DURA ACE Di2: MUDANÇA DE MARCHAS E MENTES INSTANTANEAS:
O sistema foi testado extensivamente pela SHIMANO nos últimos 5 anos por diversos atletas profissionais e em todas as condições possíveis, como chuva, lama, baixas temperaturas, estradas de terra e a combinação de todas estas características juntas.

O SHIMANO DURA-ACE possui passadores de marcha de duplo comando (Freio e mudança em uma só alavanca) que opera eletronicamente os câmbios dianteiros e traseiros, ligados a uma bateria. A operação é executada por um simples apertar do botão. Não é necessário força para mudar, o que possibilita ao atleta uma economia de energia e uma maior concentração na pilotagem, mantendo as mãos sempre fixas ao guidão.

As baterias de longa duração 7.4V Li-Ion é compacta e eficiente. Excelente confiabilidade e longo tempo de vida vêm sendo comprovados ao longo dos diversos testes realizados. A bateria possui um sistema de montagem simples e é facilmente removida para a recarga. Compatível com qualquer quadro de bicicleta de estrada convencional. Cada recarga (similar a um telefone celular) dura aproximadamente 2000 km de pedal.

O sistema de mudança não é sem fio, pois neste caso precisaríamos de uma bateria adicional para alimentar o sistema, que adicionaria uma carga extra de peso e não seria também tão confiável.

Inteligência Digital integrada significa uma total revolução tecnológica da bicicleta, mudando o cenário do ciclismo para sempre.

Finalmente, durante a Bike Expo Brasil, em visita ao stand da Shimano, pude fazer um flash teste, em uma bike com esse sistema de mudança de marcha e confesso que a sensação é da água para o vinho; e vinho do bom, daqueles que custam uns U$4.000 dólares a garrafa,que deverá custar esse ícone da modernidade Shimano DURA ACE Di2.

Em fim, penso que vale a pena, apesar de precisar de carro novo... Ah que se dane o carro, quero mais é uma bike com uma inovação dessa!
video