domingo, 7 de fevereiro de 2010

Superfinal poderá ter novo recorde no Monte Serrat

Neste sábado (6), disputas acirradas e forte calor marcaram as provas

O supercampeão da 8ª Descida das Escadas de Santos, principal competição do downhill urbano brasileiro, será conhecido neste domingo (8), a partir das 9h. O brasileiro Wallace Miranda brigará pelo tricampeonato, mas deve ter um páreo duro. Os pilotos estrangeiros Mick Hanna (Austrália) e Filip Polc (Eslováquia) mostraram que não vieram ao Brasil para passear, marcando os melhores tempos deste sábado. Entre as mulheres, as brasileiras Luana Oliveira e Bruna Ulrich, além da norte-americana Melissa Buhl são as favoritas na acirrada disputa pela coroa.


Deverá ser mais um dia de forte calor - na sexta (5) e no sábado, a temperatura em Santos (SP) ultrapassou a casa dos 35º. Ainda assim, existe a expectativa de que os pilotos baixem ainda mais os tempos de descida dos 417 degraus. Com a adoção de novos pisos de madeira, o traçado está ainda mais rápido para esta oitava edição. Hoje o recorde da pista santista foi batido por Hanna, que marcou 1min01s352.

O Professor Arnaldo do ATIVO.COM, está ligado no lance e vai trazer todas as informações, imagens e entrevistas desta Super final, neste domingo de sol escaldante:

A primeira atividade deste domingo será o treino cronometrado, às 9h, onde os competidores masculinos e femininos poderão aquecer para a prova. Em seguida, na categoria masculina, os dez mais rápidos do dia na classificação geral - os cinco primeiros da tomada de tempo e outros cinco classificados durante a repescagem, disputada do 6º ao 21º colocados nos treinos cronometrados - farão uma semifinal, às 10h, definindo os cinco pilotos finalistas. Na sequência, a superfinal terá sua largada às 11h (todos pelo horário brasileiro de verão).

A 8ª Descida das Escadas de Santos terá transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular.


Confira as opiniões dos favoritos ao título da 8ª Descida das Escadas de Santos:

Markolf Berchtold - "Tive um pequeno problema no câmbio da bike no começo do dia, e isso acabou atrapalhando e desconcentrando. Mas consegui melhorar meu tempo no decorrer do dia e estou muito feliz. Acredito que o Wallace, que está um nível acima, tem uma ‘carta guardada’ na manga, já que praticamente não andou hoje à tarde, mas os atletas estrangeiros conseguiram bons tempos também"

Wallace Miranda - "No meio da primeira descida do período da tarde, eu tive um pequeno problema na bicicleta e não consegui fazer outras tentativas para melhorar minha marca. Por outro lado, pode até ter sido bom ter me poupado, já que espero que minha melhor performance venha amanhã"

Mick Hanna - "Essa é minha segunda vez no Brasil e a primeira em Santos. Gostei muito da competição, o nível dos atletas está muito alto. Fez muito calor, mas estamos acostumados a competir em diferentes condições climáticas. Para amanhã minha expectativa é vencer".

Filip Polc - "Fiquei realmente surpreso com a organização da Descida das Escadas de Santos. É muito legal ter a TV aberta transmitindo nossa competição e fiquei feliz por ir bem. Para amanhã, preocupo-me apenas comigo. Espero fazer uma boa prova", afirmou.

Neste sábado (6), disputas acirradas e forte calor marcaram as provas
Antonio Leiva - "Eu estava um pouco nervoso pela manhã, já que essa é a minha primeira vez em Santos. Aos poucos fui pegando confiança e melhorando meu tempo. Claro que a minha expectativa é vencer essa competição, mas já ficarei muito feliz se conseguir subir no pódio. O Wallace Miranda é o favorito, mas a pressão pela vitória pode desconcentrá-lo"

Mulheres:

Bruna Ulrich - "Hoje foi um dia muito bom. Apesar do calor, conseguir baixar meu tempo e fazer o meu recorde na Descida das Escadas de Santos. A expectativa para amanhã é muito grande. No último ano eu fui vice-campeã, esse ano espero vencer, mas terei grandes adversárias. A Melissa baixou seu tempo e a Luana não teve muita sorte hoje, mas não sabemos como ela virá amanhã"

Luana Oliveira - "Não tive muita sorte neste sábado. Sofri quatro quedas e em duas delas minha bicicleta teve problemas no câmbio e não consegui fazer nenhuma volta redonda. Quando eu poderia fazer a minha melhor marca, a pista ficou interditada por meia hora e eu desci fria. Na sexta-feira, meu pneu furou. Mas amanhã quero acabar com essa maré de azar. A Bruna é minha grande adversária, mas a Melissa também pode surpreender"

Melissa Buhl - "Essa é minha terceira vez na Descida das Escadas de Santos, e a pista está mais rápida a cada ano. A introdução do piso de madeira nas duas curvas mais travadas colaborou para que os tempos baixassem. Espero fazer meu melhor amanhã, assim como todas, mas acredito que a Bruna é minha maior concorrente, ela fez um tempo muito bom hoje"



Confira os classificados para a Superfinal deste domingo:

Masculino:

1º - Mick Hanna (AUS) - Elite Masculina - 1min01s352
2º - Filip Polc (ESL) - Elite Masculina - 1min01s708
3º - Wallace Miranda (SP) - Elite Masculina - 1min01s956
4º - Markolf Berchtold (SC) - Elite Masculina - 1min02s801
5º - Antonio Leiva (CHI) - Elite Masculina - 1min02s958
6º - Doron Cattani (SC) - Elite Masculina - 1min01s650
7º - Leandro Campovilla (SP) - Elite Masculina - 1min02s803
8º - Gabriel Oliveira (SP) - Elite Masculina - 1m03s751
9º - Brendan Fairclough (ING) - Elite Masculina - 1min04s001
10º - Felipe Moraes (SP) - Elite Masculina - 1min04s002

Feminino:
1º - Bruna Ulrich (SC) - Elite Feminina - 1min16s207
2º - Melissa Buhl (EUA) - Elite Feminina - 1min17s156
3º - Luana Oliveira (SP) - Elite Feminina - 1min18s258
4º - Vanessa Azevedo (SP) - Elite Feminina - 1min25s104
5º - Daniela Zammataro (SP) - Elite Feminina - 1min31s053

Para terminar, seleção de fotos: