sábado, 3 de abril de 2010

Caminho dos Anjos: Integrando o biker à natureza e a si próprio!


Segundo seu idealizador, Alexandre Maciel Gaspar, o Caminho dos Anjos foi criado pela "OSCIP Abrigo dos Anjos" em 2008 nos mesmos moldes do Caminho de Santiago, com paradas exclusivas para peregrinos, numa nova proposta, humanizar através da vivência do próprio caminhar.
Então, atendendo ao gentil convite, eu, Professor Arnaldo, fui conhecer além do caminho em si, a proposta de que "a base da tão falada sustentabilidade é o ser humano, que pode e deve se aprimorar, ao descobrir a sua verdadeira natureza, que é a de fazer o bem."

Entre várias opções, decidi partir de Caxambu - MG, famosa por seu parque aquático. Assim, no Hotel União, o Sr. Alexandre, explicou como conhecer melhor a proposta do Caminho dos Anjos:



Na verdade, por razões de tempo e já que iria apresentar uma variante nova de percurso para ciclistas, que está destinados a bikers da categoria PRÓ, ou seja, um percurso de 38 km aproximadamente, porém com 22 km de subida forte, bem ao gosto daqueles que gostam de competir em maratonas, tais como Bigbiker, Ecomotion, Piocerá entre outros "perrengues" internacionais, como o Cape Epic.

Digo isso, porque o aclive é considerável e para ciclistas amadores como eu, "empurrar a bike" foi comum em vário trechos.

Assim essa variante, que sai do Espraiado do Gamarra à 24 km de Caxambu, chegando à pacata cidade mineira de Aiuruoca, depois de percorrer uns 38 km, passa-se chamar se depender de mim: "Variante do Professor Arnaldo", bem ao gosto de bikers radicais, como eu.

Então, nada melhor do que apreciar as primeiras imagens:



Caminho dos Anjos - Conhecendo de bike, variante do percurso, que se iniciou no Espraiado do Gamarra a 24 km de Caxambu - MG, subindo 22 km até o Pico do Papagaio, para depois chegar à pacata cidade mineira de Aiuruoca, parada para descanso no Abrigo dos Anjos de Aiuruoca.



Na manhã da sexta-feira Santa,na pacata cidade mineira de Aiuruoca, Alexandre Maciel Gaspar, mentor do Caminho dos Anjos, conta um pouco da cidade, do Caminho e da junção com a Estrada Real, como opção de viagem para Peregrinos e Cicloviajantes.Uma vez mais,conta que o Caminhos dos Anjos se integra à Estrada Real, dando a possibilidade de uma estrutura digna para qualquer tipo de peregrino:



Então, bem mais cedo que no dia anterior, eu e meu fiel escudeiro, o Junior, este desta vez de carro, partimos de Aiuruoca com destino a Alagoa, 35 km de tranquilas pedaladas:



No Caminho dos Anjos meu fiel escudeiro, o Junior, registra imagens do Sr. Virgilio um senhor de 80 anos que com muita garra percorria o percurso de Aiuruoca até Alagoa nas Minas Gerais.



Após um delicioso almoço caseiro no singelo restaurante da dona Sheila em Alagoa, partimos eu (de bike) e o Junior (de carro) para Itamonte, não sem antes tentar produzir uma canção em homenagem aos presidiários (veja no filme abaixo das últimas fotos):



No segundo dia pelo Caminho dos Anjos, o Professor Arnaldo de bike, saiu de Aiuruoca, chegando ao meio dia na pacata cidade de Alagoa MG



Finalmente, o trajeto de bike de Alagoa até Itamonte MG, destino final do Professor Arnaldo no Caminho dos Anjos:



Concluindo esta edição, convite para que os bikers de atitude venham curtir o Caminho dos Anjos com o Professor Arnaldo, além de agradecimentos ao Alexandre Gaspar e ao grande camarada Junior, por ter dado toda assistência e proteção ao Professor. arrematando com o popular "FALHA NOSSA"!