sábado, 19 de junho de 2010

Luiz Henrique Cocuzzi, do Lar Nossa Senhora Aparecida, consegue sua primeira vitória internacional

Dobradinha de estagiários do CMC no pódio

Vitória do brasileiro Luiz Henrique Cocuzzzi da Equipe do Lar Nossa Senhora Aparecida e estagiário do CMC (Centro Mundial de Ciclismo da UCI) durante a última rodada do Giron du Rhône, em Martigny, Suiça.

A rodada final do Giron de Martigny foi disputada no sábado, 12 de junho nas ruas de Martigny, sob a forma de um critérium. O evento Open, foi vencido pelo brasileiro, que venceu Rasim Reis, também do CMC e Loïc Perizzolo, de Genebra.

Um criterium, ou crit, é uma corrida de bicicletas realizada em um percurso de curta duração (geralmente inferior a 5 km), muitas vezes, executado em ruas fechadas do centro de uma cidade.

Geralmente a duração do evento (normalmente uma hora) é menor do que uma corrida de estrada tradicional - que pode durar muitas horas, às vezes, ao longo de vários dias ou mesmo semanas, como em um Grand Tour. No entanto, a velocidade média e intensidade são sensivelmente mais elevadas.

Um bom desempenho em criteriums requer uma combinação de bons conhecimentos técnicos - em especial, a capacidade de canto suave, bem como ser rápido e forte - e andar com segurança com um grupo grande em um circuito curto e tambem requer excepcional capacidade de "sprint" para atacar os outros pilotos e acelerar repetidamente.

Criteriums não exigem um grande espaço, e são muito bons para os espectadores, pois permitem ver os pilotos bem de perto. São o tipo mais comum de corrida de bike nos Estados Unidos. Também estão ganhando popularidade como um formato para os eventos de Mountain Bike.

Luiz Henrique, atualmente está na Suíça à convite da UCI (União Ciclística Internacional) participando de cursos no Centro de Treinamento da UCI na cidade de Aigle, onde irá se preparar para o Mundial de Juniores no Canadá.

fonte: blogCMC/redação

Agora entenda o por que desse sucesso todo:

Luiz Henrique Cocuzzi, atleta da Equipe do Lar Nossa Senhora Aparecida viajou dia 03 de junho para a Suiça, mais precisamente para a cidade de Aigle, convidado pela UCI, onde irá se preparar para o Mundial de Juniores da UCI, no Canadá.
A UCI, organiza cursos de treinamento intensivo para atletas que desejam competir em nível local, regional, nacional e internacional de eventos. O objetivo dos cursos para os atletas, é desenvolver ciclismo competitivo dentro de Federações Nacionais que não têm todos os recursos necessários para fazê-lo.

Estes cursos, que dão prioridade às disciplinas de ciclismo olímpico, são organizados anualmente pela UCI no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça. Para fazer isso, a UCI trabalha em estreita colaboração com as Confederações e Federações Nacionais.

Veja o site da UCI: http://www.uci.ch