quarta-feira, 9 de junho de 2010

Renata Falzoni pedala bicicleta de 30 velocidades na Copa da África

A ciclista, jornalista e apresentadora do programa ‘Aventuras com Renata Falzoni’ (ESPN) viajou para cobertura da Copa do Mundo de Futebol com sua bicicleta equipada com os novos componentes Shimano XT Dyna-Sys de 30 velocidades!

A jornalista e ciclista Renata Falzoni é a primeira brasileira a pedalar o novo SHIMANO XT Dyna-SYS, grupo de componentes que foi totalmente redesenhado com configurações de coroas e cassete que tornam as mudanças de 30 marchas mais harmoniosas e suaves, tanto no mountain bike quanto em uso urbano.

"Eu quero levá-la para as montanhas, porque no asfalto já senti que estou realmente num tapete voador", revelou Falzoni em sua primeira impressão sobre o grupo SHIMANO XT Dyna-SYS quando equipou sua nova bicicleta ainda no Brasil.

A nova transmissão Dynamic Systems Engineering (Dyna-Sys) tem design e tecnologia totalmente reformulados que deixaram as coroas mais próximas entre si, o que garante maior aproveitamento da potência da pedalada. "Eu senti que você consegue achar rapidamente a exata combinação de giro com o peso, a força que você coloca no pedal. Geralmente nas outras você tem que ficar sofrendo com a marcha mais pesada ou muito leve. Com o Dyna-Sys, a diferença entre as marchas ficou menor, de modo que é possível encontrar a combinação exata de marcha", avalia Falzoni.

"Outra coisa que gostei foi a rapidez e precisão na mudança de marchas. Também curti muito o rapid fire shifter (trocador) 2-Way Release, pois esse gatilho bidirecional facilita muito a vida", comenta a ciclista. "O que é legal também é a relação das coroas (42-32-24T) SHIMANO XT Dyna-Sys, pois uma diferença menor entre o tamanho das coroas favorece as trocas de marcha, para uma mudança menos brusca", acrescenta.

Nos próximos 40 dias, Renata Falzoni vai enviar notícias diretamente de Cape Town sobre a Copa do Mundo de Futebol 2010, na África do Sul. A cobertura será feita para o site Palpita Brasil, uma parceria entre ESPN e YouTube. (Acesse: www.youtube.com/palpitabrasil)

"Tenho total liberdade de me movimentar contanto que eu não gaste muito dinheiro, com isso a bicicleta será novamente uma grande aliada para andar por toda Western Cape com inteligência, rapidez, eficiência e baixo custo. Além disso, serei uma unidade de televisão ambulante com a ajuda do meu telefone 3G. E quando parar poderei fazer edições melhores com o auxílio do meu editor, Felipe Meireles que também adora pedalar e está com uma bicicleta igual a minha", relatou a jornalista.

Um detalhe curioso é que o principal acesso ao novo Estádio de Cape Town (Cidade do Cabo) será feito por ciclovia. "A acessibilidade não é só para os carros, não tem estacionamento gigante para os automóveis, como estão exigindo para a Copa do Brasil (2014). Eles estão ampliando o espaço para pedestres e o acesso por ciclovias que ligam o centro da cidade até o estádio. E desde março deste ano, você tem passeio ciclístico para turistas, com percursos pelas calçadas para desmistificar o uso da bicicleta nas grandes praças e áreas urbanas de pedestres", concluiu Falzoni que já publicou os primeiros vídeos da viagem. Confiram em seu blog em www.espn.com.br/renatafalzoni

Siga também a Falzoni pelo Twitter em http://twitter.com/rfalzoni

Mais informações sobre os componentes SHIMANO XT Dyna-Sys em http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/news_and_info/news/conheca_o_dyna-sys.html