quinta-feira, 24 de junho de 2010

Será que a chegada do inverno prejudica o treinamento, altera a alimentação e promove ganho de peso?

A professora de educação física e nutricionista Milena M. Pires, que a partir desta data, passa a trabalhar com o Professor Helio Souza da HE Treinamento Esportivo, esclarece de forma "palatável" o ganho de peso, esse drama que nos persegue sem dó nem piedade.

O aumento do frio e a diminuição de horas de sol durante o outono e o inverno interferem diretamente no treinamento, na alimentação e na composição corporal. Provavelmente você já sentiu o efeito do frio nos seus treinos, no seu prato, e principalmente na balança. Mas por que isso acontece?

Muitos estudos avaliaram alterações no peso corporal durante as diferentes estações do ano e constataram que os indivíduos tendem a ganhar peso no inverno e perder peso no verão. Além disso, o ganho de peso durante o inverno muitas vezes não é perdido no verão seguinte, levando a ganhos anuais e constantes de peso. Esta é uma preocupação frequente em países onde o inverno é rigoroso, uma vez que a tendência é de ganho de peso cada vez maior. No Brasil o inverno não é assim tão rigoroso, mas tem efeito direto na alimentação e na disposição para realizar os treinamentos.
Leia mais...