quarta-feira, 7 de julho de 2010

Regulamentação do MTB nos Jogos Regionais e Abertos de 2010

Uma ótima notícia aos bikers paulistas e brasileiros de maneira geral. A FPMTB, com o auxílio da CBMTB e do Deputado Federal William Woo, conseguiram incluir o MTB nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior agora em 2010. E não só o Cross-Country que é a modalidade olímpica do MTB, mas também a Maratona e o Downhill. Três modalidades do MTB!

Existem 645 municípios no estado de São Paulo e cada município terá direito a escrever 6 homens e 2 mulheres, sendo com a seguinte divisão; 3 homens para DHI, 3 homens pra o XCO e XCM, 1 mulher para o DHI e 1 mulher para o XCO e XCM. Essa divisão foi feita pelo número de participantes de cada sexo. Na medida que o volume de mulheres subir, vamos igualar o número de participantes/sexo.

Imprima AQUI a Nota Oficial 007/10 que regulamenta o MTB nos Jogos Regionais e Abertos de 2010 e leve na Secretaria de Esportes do seu município para que o mesmo possa o inscrever e realizar todos os preparativos para sua participação no MTB representando sua cidade!

Abaixo estão as sedes dos Jogos Regionais de 2010, suas respectivas datas se encontram na Nota Oficial 007/10 citada acima.

1ª Região Esportiva: Guarujá
2ª Região Esportiva: Taubaté
3ª Região Esportiva: Lins
4ª Região Esportiva: Americana
5ª Região Esportiva: Sertãozinho
6ª Região Esportiva: Ilha Solteira
7ª Região Esportiva: Assis
8ª Região Esportiva: Itu

Muitas dúvidas ainda estão pendentes, como esta: A FPMTB é oficial? Sim, a FPMTB é oficial, tem personalidade jurídica, está em dia com seus impostos e devidamente registrada em todos os órgãos competentes e, agora, realizando até provas da Secretaria de Esportes do Estado. A diferença é que a FPMTB, assim como a CBMTB não são as entidades autorizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e não se reportam à União Ciclística Internacional (ainda). Costumamos dizer que a FPMTB e CBMTB são uma opção de administração da modalidade e que esta opção, focada e séria nas suas ações, vem adquirindo espaço em todas as esferas dia após dia.

Abaixo seguem outras possíveis dúvidas para esclarecimento.

O que são os Jogos Regionais?
São competições promovidas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, que acontecem em 8 regiões geográficas de nosso estado, no mês de julho, quase que simultaneamente em 8 cidades sedes de cada região.

O evento é classificatório para os Jogos Abertos do Interior, sendo considerada uma mini-olimpíada brasileira, onde estão os melhores atletas do país em praticamente todas as modalidades esportivas olímpicas.

Só participam dos Regionais, bem como dos Abertos, atletas inscritos através de municípios, com antecedência de 30 dias, não sendo possível a inscrição de atletas avulsos e/ou por conta própria.

Todas as regiões, bem como as cidades que as compõe, podem ser acessadas no site dos Jogos Regionais: http://www.jogosregionais.com.br/

O que são os Jogos Abertos do Interior?
São competições também promovidas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do estado de São Paulo, que acontecem em novembro e os melhores de cada região, classificados através dos Jogos Regionais, competem em uma única competição, que em 2010 será em Santos.

Não sei se alguém já participou de Jogos por algum município, ou se tem exemplos próximos, mas com a inserção do MTB nos Jogos Regionais e/ou Abertos os municípios (a sua cidade) terão que ter uma equipe, terão que dar apoio, talvez até um salário para você competir por ela. São Caetano do Sul, por exemplo, uma cidade tradicional em Jogos, chega a contratar ciclistas de estrada por até R$ 3.000,00 por mês e ainda fornecer todo o equipamento para este ciclista. Algumas cidades contratam estrangeiros só para correrem 02 provas por ano: Jogos Regionais e Jogos Abertos.

As equipes que hoje vivem de apoiadores externos, importadores e outros abnegados, teriam um apoio do seu município, teriam um maior espaço na grade de ações das secretarias municipais e, além de melhorar a quantidade de adeptos, melhoraríamos a qualidade desses atletas.

Imaginem que, em breve, existirão atletas cariocas, mineiros, argentinos, portugueses, etc. sendo contratados para disputar Jogos Regionais e/ou Abertos, afinal, olha a quantidade de cidades que terão que, a partir de agora, começar a pensar em ter, no mínimo, um atleta de DH, um de XC e um de XCM. Portanto, para os paulistas, que aqui residem, está muito mais fácil.

Resumindo, com a inserção do MTB nos Jogos, passa a haver uma mobilização, reconhecimento e apoio por parte das prefeituras para o nosso esporte, que é o que falta para impulsionarmos o desenvolvimento do MTB. Os atletas serão diretamente beneficiados, pois passam a usufruir da estrutura pública do seu município que o ajudará em seu esporte, feito nunca visto antes em nosso estado.

Ok, mas o que eu posso fazer para ajudar?
Se você reside, treina ou conhece pessoas que conhecem o espaço físico dos municípios sedes listados acima, entrem em contato com a FPMTB - Federação Paulista de Mountain Bike por meio do telefone: (19) 3557-0992 ou pelo e-mail: fpmtb@cbmtb.com ou deixe seu contato no web site: www.cbmtb.com/sp, pois precisamos apresentar um excelente trabalho e mostrar que o MTB é muito mais do que se apresenta hoje. Acreditamos que o futuro do MTB brasileiro depende da união de todos os ciclistas, organizadores, administradores esportivos e interessados na modalidade e a hora é agora!

Por favor, repassem essas informações. Indicações também são muito bem-vindas! Aguardamos contato pelo telefone (19) 3557-0992 ou e-mail fpmtb@cbmtb.com

Sua ajuda é essencial para esse momento histórico do MTB no Brasil!

Abraços

Clayton Palomares
Presidente
Federação Paulista de Mountain Bike