segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rubens Donizete é tricampeão do SR Suntour Short Track

Érika Gramiscelli garante o título no feminino, Nicolas Sessler na Junior e José Benoni na estréia da Super Master

Veja também:
AO VIVO SR SUNTOUR SHORT TRACK
A HORA DA VERDADE SR Suntour Short Track 2010
Edição TRI Especial do SR Suntour Short Track 2010 (* Em constante atualização)


Enquanto o mundo acompanhou o "Tri" de Alberto Contador no Tour de France, os melhores ciclistas do Brasil disputaram o SR Suntour Short Track 2010, realizado no Bike Park São Silvano, em Morungaba (SP). O evento mais prestigiado do país contou com a presença de 85 atletas convidados, distribuídos em 4 categorias: Junior, Super Máster, Elite Feminino e Super Elite Masculino.

"Foi um evento histórico, a organização funcionou de acordo como planejamos. A cronometragem da Verde e Rosso foi muito eficiente e a supervisão de prova de Eduardo Ramires foi de muito critério", disse Bob Nogueira, organizador do evento. Edu é técnico da seleção brasileira de MTB, cursado pela UCI e atleta campeão Pan-americano de MTB 2010.

Depois de baterias emocionantes na parte da manhã, o público assistiu a primeira Super Final com os 20 atletas classificados da Super Máster. O ciclista José Benoni da Costa, natural da cidade de Pacajus (CE), saiu da última colocação no grid de largada para ficar com a vitória impressionante. Benoni, que defende a equipe de ciclismo de Marília (SP), desde 2004 impõs uma média de velocidade de 25.9 km/h, assumindo a liderança na 6ª das 13 voltas e não perdeu mais. "Nunca tinha feito uma curva como aquela", disse Benoni referindo-se ao "Wall Ride", uma das novidades do percurso de 900 metros de extensão.

Pontualmente às 15 horas, as competidoras do SR Suntour Short Track encaram a segunda bateria decisiva do dia debaixo de um sol escaldante. Devido ao número de mulheres, a organização definiu usar o critério de pontos, com um ponto dado a primeira colocação, dois para segunda e, assim, suscetivamente, em que a atleta que conquistasse o menor número de pontos, seria a campeã.

A primeira bateria final das mulheres foi vencida por Érika Gramiscelli, seguida de Roberta Stopa e Julyana Machado, 2ª e 3ª posições, respectivamente. Na segunda bateria, Érika confirmou o favoritismo da prova, vencendo todas as provas que disputou, como o troféu de "pole position" do contrarrelógio no sábado, e as duas baterias do domingo para embolsar a premiação de 3 mil reais para campeã! Roberta Stopa ficou com o vice, seguida de Julyana Machado, em terceira. A briga ficou entre a 4ª e a 6ª colocada, entre Luana Machado, Manuela Vilaseca, Luli Cox, Kátia Gomes. No final das 9 voltas, Luana, Kátia e Luli completaram as cinco primeiras posições.

Para ter ideia do ótimo desempenho da campeã, Érika Gramiscelli deu volta até a quinta colocada da sua categoria. "Me concentrei muito para isso. A subida principal minava as energias e a pista era bem técnica, mas deu tudo certo", concluiu a campeão brasileira de 2010.

Com o mesmo critério de prova da categoria Elite Feminino, os ciclistas da categoria Junior encararam duas provas, sendo a primeira com vitória de Michel Pereira, que foi o 4º colocado em 2009, seguido de Nicolas Sessler e Wolfgang Soares. Na bateria decisiva, a nova geração do esporte demonstrou muito talento num ritmo alucinante em 20 minutos de prova mais a última volta. O pelotão andou embolado até a metade da corrida, quando Nicolas, Michel e Wolfgang começaram a se destacar, finalizando com vitória fulminante de Nicolas Sessler, de 16 anos, natural de Ribeirão Preto.

"Estou muito feliz, tenho treinado muito para estar.bem nesta época. Meu objetivo do ano era o título Brasileiro", disse Nicolas, o atual campeã na categoria Juvenil, que levou a passagem para o Mundial de MTB no Canadá, como premiação da prova.

No final do dia, os 20 melhores mountain bikers do Brasil realizaram uma batalha surreal. O "pole" Rubinho, bicampeão do evento, largou forte para os 35 minutos de prova. Logo, Orlando Alves tentou atacar e puxou o pelotão. Depois foi a vez de Gilberto Goes tentar a fuga. Thiago Aroeira também tentou escapar, mas sem sucesso. Quando Rubinho fez um ataque implacável na 5ª volta para não perder mais. Na 16ª volta, Edivando Cruz atacou o grupo e ficou com o vice, já a briga pelo bronze entre Orlando Alves e Gilberto Goes, culminando com o sprint do catarinense para vitória. "O que impressiona é o tempo que Rubinho fez desde a décima volta", comentou o locutor Cadu Cortez, sobre o grande desempenho de Rubinho que deu volta em cima de 10 dos 20 atletas na final.

"Foi difícil porque o pessoal apertou o ritmo, mas depois forcei e só pensava na linha de chegada", comentou o tricampeão Rubens Donizete, da equipe Merida SR Suntour Cat Eye. "Quase caí quatro vezes numa curva, por causa do sol na minha cara", revelou Rubinho que fez velocidade média de 31 km/h.

O SR SUNTOUR Short Track 2010 contou com o patrocínio SR SUNTOUR, capacetes Prowell, além do apoio da Merida Bicicletas e Fazenda e Bike Park São Silvano.

A cobertura da Renata Falzoni no SR Suntour Short Track será transmitida nesta quarta-feira, 28 de julho, às 14 horas, no canal ESPN.

Resultados:
Top 10 Categoria Junior
1 - Nicolas M. Sessler
2 - Michael Pereira da Silva
3 - Wolfgang Soares Olsen
4 - Leonardo Zoia
5 - Jefferson Rodrigues
6 - Willian Alexi
7 - Renato Cavalcanti de Souza
8 - Pedro Graminha
9 - Brunno Sampaio Rodrigues
10 - Breno Henrique Rodrigues Freitas

Top 10 Categoria Super Máster
1 - José Benoni da Costa
2 - Abraão Azevedo
3 - Marconi Soares Ribeiro
4 - Joseilton da Silva Gomes
5 - Alex do Nascimento
6 - Enoque Ruela
7 - Carlos Alberto Ribeiro
8 - Marcio Ravelli
9 - Ednilson Lopes Cardeli
10 - Fabio Jose dos Santos

Top 10 categoria Elite Feminino
1 - Erika Fernanda Gramiscelli
2 - Roberta Stopa
3 - Julyana Machado Rodrigues
4 - Luana Machado
5 - Kátia Andrea Almeida Gomes
6 - Luciana Cox
7 - Manuela Vilaseca
8 - Izabela Bednarski Salvato
9 - Gladiany de Cássia Resende
10- Adriana Barbosa Magalhães

Top 10 Super Elite Masculino
1 - Rubens Donizete - MERIDA SR SUNTOUR CAT EYE
2 - Edivando de Souza Cruz - Scott/Vzan/Proshock/Shimano
3 - Gilberto Veiga de Goes - Coyotes/Avaí
4 - Orlando Alves Silva - CicloRavena/Marin Bikes
5 - Ricardo Pscheidt- Jamis Crankbrothers
6 - Thiago Aroeira - Terra Bike/Multitek/Merida
7 - Sherman Trezza de Paiva - Jamis Crankbrothers
8 - Frederico Nascimento Mariano - Lelin Bikes
9 - Kleber Souza do Nascimento - Levorin Pneus / Soul Cycles / Bike Company / Shimano
10 - Uirá de Castro - Specialized/Tripp Aventura

Fonte: Mbikecom
Fotos da largada: PPPress
Fotos extras: Professor Arnaldo