quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Atletas já treinam nas pistas do Mundial de Mountain Bike Máster

Evento em Balneário Camboriú tem 530 inscritos de 27 países

Está tudo pronto para as disputas do Campeonato Mundial de Mountain Bike Máster. O evento segue até o próximo domingo e está sendo realizado no Parque Unipraias, na cidade catarinense de Balneário Camboriú.

Essa é a primeira vez que o Brasil recebe o Mundial de Mountain Bike. Estão inscritos 530 atletas vindos de 27 países que vão competir nas modalidades cross country olímpico e dowhill em sete categorias divididas em faixas etárias dos 30 até 60 anos.

O evento terá participantes da França, EUA, Dinamarca, Irlanda, África do Sul, Chile, Jamaica, Austrália, Espanha, Itália, Grã Bretanha, Bélgica, Uruguai, Venezuela, Argentina, Colômbia, Canadá, Noruega, Alemanha, Peru, Jamaica, Suécia, Suíça, Equador, Moçambique e Eslovênia.

O Brasil terá mais de 280 atletas e a Argentina é o país estrangeiro com maior número de inscritos, com 93 ciclistas. O Chile vem em segundo com 48 inscritos e a Colômbia e a Venezuela comparecem com 13 atletas cada. A Europa, grande força do mountain bike mundial, estará presente com grandes nomes. A Itália tem 14 atletas inscritos e a França 10 atletas.

Link vídeo release produzido por Daniel Rischbieter:
http://rootrider.tv/ver_video.php?cd_video=82&idioma=PT

DESTAQUES NO DOWNHILL
As categorias principais são as que recebem os atletas da primeira faixa de idade, 30-35 anos, que costuma ter ex-ícones do DHI mundial, que vivem ativamente sua “aposentadoria”.

Alguns destaques da modalidade downhill:
Luciano “Kdra” Lancelotti e Caio Salerno
Dois brasileiros que misturam suas histórias com a do Mountain Bike movido a gravidade no país. Salerno já correu BMX, Bike Trial, Moto Trial, cross country e praticamente tudo relacionado com ciclismo.

“Kdra”, apelido de infância do diretor do Mundo2Rodas, programa exibido semanalmente na ESPN Brasil, também é um piloto polivalente e já passou por diversas modalidades de duas rodas e foi um dos precursores do Freeride no Brasil.

Patrícia Loureiro

Paulista que conquistou tudo o que podia ser conquistado no DH Feminino Nacional. Aposentou-se das pistas da Elite há alguns anos,. mas nunca largou efetivamente as duas rodas

Martin “Cepi” Raffo e Gonzalo Rodriguez
Argentinos que possuem várias temporadas na Europa e nas Américas. Participaram das Copas do Mundo em Balneário nos anos de 2005 e 2006. Hoje se dedicam a um projeto pessoal chamado Gravity, uma escola de mountain bike movida a gravidade. Juntos acumulam títulos num dos maiores eventos da América do Sul, o Open Shimano.

Felipe e Sebastian Vasquez
Irmãos chilenos que também fizeram nome na América do Sul. Sebastian correu o DH Urbano de Santos neste ano e já faturou o antigo 4X da Globo. Ele também ficou em 3º no último Mundial Máster, realizado na França,e já foi pentacampeão Pan-americano.

Jayime Mart
Inglesa competiu por sete anos na Elite femininda do DH, mantendo-se sempre entre as melhores 25 da Copa do Mundo da UCI. Além de sua carreira internacional, Mart é hexacampeã do Campeonato Escocês e possui 2 títulos do Campeonato Universitário Inglês.

PROGRAMAÇÃO
As pistas estarão abertas para treinos de reconhecimento nessa quarta e quinta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

As provas começam na sexta-feira.

As informações completas e a programação oficial pode ser conferida no site oficial do evento: www.ciclismosc.com.br/worldchampionships/site/home.htm

O campeonato Mundial de Mountain Bike Master é uma realização da Federação Catarinense de Ciclismo e conta com o apoio da

Fundação Municipal de Esportes do município de Balneário Camboriú, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura da cidade de Balneário Camboriú e da Secretaria do Meio Ambiente do município de Balneário Camboriú.

Mais informações nos sites:
www.ciclismosc.com.br/worldchampionships/site/competicoes.htm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.unipraias.com.br