sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Volta a Santa Catarina em Mountain Bike começa sábado


Prova terá 197 km em quatro etapas no Vale Europeu
O Vale Europeu, em Santa Catarina, se prepara para receber a 12ªedição da Volta a Santa Catarina em Mountain Bike. A competição será realizada entre os dias 9 e 12 de outubro e terá um total de 197 quilômetros divididos em quatro etapas. O evento é fruto de uma parceria entre a Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), as prefeituras de Timbó e Pomerode e a bike shop Twin Bike.

A prova é disputada em 14 categorias, incluindo uma especialmente criada para amadores e três categorias destinadas a duplas. As mulheres correrão todas juntas, numa única categoria. Cada dia de prova terá de 40 a 82 quilômetros pelas estradas interioranas do Circuito Vale Europeu.

VALEU EUROPEU
O Vale Europeu, cortado pelo Rio Itajaí, oferece muitas atrações turísticas e gastronômicas numa região com 520 mil habitantes. Os municípios do Vale Europeu desenvolveram o primeiro roteiro de cicloturismo do Brasil, com mapas e sinalização especialmente criada para os cicloturistas. A região tem paisagens belíssimas e riquezas naturais bem preservadas, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas e florestas naturais de araucárias nas partes elevadas.

A presença da água é um dos destaques do roteiro, com muitas nascentes, cachoeiras, rios e riachos. Outro aspecto interessante do Vale Europeu é a marca da cultura européia. A imigração, inicialmente a alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, agastronomia, a música e os esportes.

Atletas e familiares poderão, por exemplo, observar a arquitetura germânica conhecida como Enxaimel, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana.

ROTEIRO

No primeiro dia de prova os atletas saem de Pomerode e seguem para Rodeio, a 44,3 km. No segundo dia a corrida vai de Rodeio a Dr. Pedrinho, com 46,1 km, e os atletas passam ao lado debelas cachoeiras. A terceira etapa será a mais longa, com 81,1 km, de Dr. Pedrinho a Riodos Cedros, e os competidores vão passar ao lado de grandes barragens em meio a belas paisagens no alto das montanhas. A quarta e última etapa será a mais curta, com 26,3 km, disputadaentre Rio dos Cedros e Timbó.


PROGRAMAÇÃO
1ª etapa – 9/10 - Pomerode–Rodeio – 44,3 km
2ª etapa – 10/10 – Rodeio-Dr. Pedrinho – 46,1 km
3ª etapa – 11/10 - Dr. Pedrinho-Palmeiras (Rio dos Cedros) 81,1 km
4ª etapa – 12/10 - Rio dos Cedros – Timbó – 26,3 km

TODOS OS CAMPEÕES
2009 – Ricardo Pscheidt - Sundown/Joinville
2008 – Ricardo Pscheidt - Sundown/Joinville
2007 – Gilberto Veiga de Góes/Coyotes/FMD
2006 – Gilberto Veiga de Góes/Coyotes/FMD
2005 – Gilberto Veiga de Góes/Amazonas
2004 – Abraão Azevedo - Amazonas/Sundown
2003 – Albert Morgen - Amazonas/Sundown
2002 – Albert Morgen – Caloi/Sunrace/UCR
2001 – Renato Seabra – FMD/ADEBLU
2000 – Maurício Borges – Jamur Bikes/ADEBLU
1999 – Marcelo Moser

A 12ª edição Volta a Santa Catarina em Mountain Bike é uma realizaçãoda Federação Catarinense de Ciclismo com apoio das Prefeituras Municipais dos municípios de Pomerode e Timbó, doConsórcio Vale Europeu e da Twins Bike Shop.

Mais informações no site oficial do evento www.ciclismosc.com.br oupelo fone (47) 3422-0137 - E-mail fcc.joi@terra.com.br


Veja agora. a última façanha do Professor Arnaldo com um grupo de amigos pelo Circuito Vale Europeu, clicando em cada dia da aventura, para ver texto, fotos e vídeos dessa cicloviagem irada:
(2a. edição) FÉRIAS! ¡VACACIONES! Circuito Vale Europeu – Santa Catarina - BR
1º DIA = Timbó a Pomerode – Circuito do Vale Europeu – SC
2º DIA = Pomerode a Indaial - até Rodeio – Circuito do Vale Europeu – SC 3º dia – Rodeio a Doutor Pedrinho – Circuito do Vale Europeu – SC
4º dia – Doutor Pedrinho a Alto Cedros – Circuito do Vale Europeu – SC
5º dia – Alto Cedros a Palmeiras – Até Timbó Circuito do Vale Europeu – SC