quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Adote um Atleta – por Claudia Franco


Quanto mais me envolvo e me dedico nos treinos do MTB mais percebo as dificuldades que um atleta tem que superar.

Manter-se como atleta demanda do mesmo uma rotina cheia de restrições muita dedicação e sabedoria para entender que certas privações fazem parte da escolha da carreira.

Quando abracei a prática do MTB sabia que haveria muita dedicação, porém ainda não tinha a real percepção do tempo que precisaria para me dedicar ao esporte.

Conciliar as atividades do trabalho, vida pessoal e esporte é uma tarefa exigente. O esporte tem trazido muito prazer e equilíbrio para a dura rotina de trabalho, mas quando termino os treinos, principalmente os mais duros que são as trilha de finais de semana logo penso em todos os atletas que temos em nosso país.

Além de toda a dedicação, ter uma vida praticamente focada na prática do esporte o investimento financeiro é muito alto.

Existem diversas iniciativas, porém não são suficientes para que se possa viver totalmente do esporte. Conhecemos diversos casos de atletas que iniciaram a pratica do esporte por puro talento, força de vontade e paixão, porém sem nenhum recurso ou ajuda financeira.

A grande maioria dos atletas brasileiros nasceram em um cenário de muita privação e só chegaram onde chegaram pelo grande talento que Deus os deu.

O governo brasileiro já investiu bastante, mas ainda estamos muito distantes do ideal, por isto o envolvimento da iniciativa privada é mais que fundamental para o desenvolvimento da pratica do esporte em nosso país.

O Brasil é por natureza um país cujas pessoas possuem talento nato, vá a qualquer competição de ciclismo e lá encontrará um número enorme de jovens talentosos com grandes possibilidades de se destacar com sucesso na carreira esportiva. Muitos deles sabemos que simplesmente não conseguirão devido a falta de incentivo, de apoio, de um patrocinador.


Você empresário saiba como incentivar e investir no setor esportivo. Conheça os benéficos da Lei de Incentivo ao esporte nos links abaixo:

Portal do Ministério do Esporte: http://portal.esporte.gov.br/leiIncentivoEsporte/

Luiz André Mello, advogado graduado pela Universidade Candido Mendes/RJ, MBA em Administração Esportiva pela Escuela de Administración de Empresas (Barcelona, Espanha), Mestre em Administração de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona, Espanha) e Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo comenta a lei de incentivo ao esporte veja no link:
http://www.goldengoal.com.br/br/downloads/Lei_Incentivo_ao_Esporte_Luiz%20Andre.pdf

Lei de incentivo ao esporte, por João Gonçalves; Claus Nogueira Aragão; Ricardo Ognibene no link:
Revista Jus Vigilantibus, http://jusvi.com/artigos/29007