sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NA RETA FINAL DA CLARO BRASIL RIDE 2010


18 novembro - Após 5 etapas com total de 468 quilômetros percorridos rumo a completar a marca dos 565 km, todos os verdadeiros campeões que participam da Claro Brasil Ride, voltaram nesta quinta-feira para a primeira base do evento na cidade de Mucugê - Chapada Diamantina.

O dia amanhaceu seco em Rio de Contas e os atletas puderam despedir dos moradores da cidade, que havia recepcionado tão bem os competidores, como por exemplo, enfeitando-se suas casas com lamparinas na noite anterior.

A maior dificuldade desta penúltima etapa foi o desgaste físico de pedalar por cinco dias consecutivos, sob praticamento todas as condições de terreno e climáticas. O clima quente imperou, assim como as chuvas diárias, que além de refrescar, virou um atrativo especial para vencer as trilhas ténicas e paisagens da Chapada Diamantina.

Os primeiros 47 quilômetros de prova até a cidade de Jussiape foram com subidas e descidas em estradão de alta velocidade. Quando os ciclistas passaram pelo ponto de água e suporte neutro da Shimano no KM 76 no povoado de João Correa, o percurso voltou a exigir fisicamente dos competidores com a altimetria saltando de 600 metros para 1150 metros de altitude, finalizando com 17 km por vias pavimentadas. A chuva desabou neste momento e deu suas boas-vindas aos atletas nos Gerais de Mucugê, nome dado a região do platô da Chapada.
O primeiro a chegar na cidade foi o atleta Odair Pereira (Scott/Vzan/Proshock/Shimano) que pedalou "solo" escapado mais de 100km, numa demonstração de seu talento e superação física, entretanto, sem contar para classificação geral com o abandono do seu parceiro Edivando Cruz que teve uma contratura muscular na terceira etapa.

Na perseguição, os brasileiros Ricardo Pscheidt e Gilberto Goes e os tchecos Martins Horak e Milan Spolc, travaram uma intensa disputa, com a melhor para os estrangeiros que conquistaram a primeira vitória na prova.

"É preciso usar a força da mente numa ultramaratona. Já estava super cansado no final e ainda fizemos o sprint com os brasileiros. Agradeço pela cooperação deles que revezaram conosco durante toda a prova para abrir dos líderes", comentou o experiente Milan Spolc, 52 anos, que participa de sua quinta ultramaratona nesta temporada.

Os líderes da categoria Open, os suíços Martin Gujan e Bischof Christof levaram a terceira colocação, seguidos de perto por Robert Novotny e Kristian Hynek que lideram o Claro Brasil Ride com 17:44 minutos de vantagem. Os brasileiros tiveram bom desempenho, com Raphael Mesquita Mendes & Cí­cero Silva (Moda Cup) e os locais da Chapada Diamantina, Alexandre Sousa e Maurício Pereira, ficaram com a sexta posição. Na categoria Master, Abraão Azevedo conquistou nova vitória ao lado de seu parceiro, Plínio Souza, e mantém a liderança em sua categoria, encaminhando para assegurar o título.

E mantendo a invencibilidade, as duplas mista: Jennifer Hopkinson-Smith e Brian Smith, e Ivonne Kraft e Celina Carpinteiro, no feminino, faturaram mais uma.

A sexta e última da Claro Brasil Ride acontece aos arredores de Mucugê com percurso de 98.5 quilômetros de extensão, praticamente todo plano, entre singletracks por visuais deslumbrantes da região.

Open
1 - Martins Horak & Miln Spolc (Cze) Ked Eleven - 4:55:50
2 - Ricardo Pscheidt & Gilberto Gois (Bra) James Crank Brother - 0:00:05
3 - Martin Gujan & Bischof Christof (Swi) Swiss Machine - 0:03:42
4 - Robert Novotny & Kristian Hynek (Cze) Free Cycling/Factor Bike - 0:03:44
5 - Raphael Mesquita Mendes & Cícero Silva (Bra) Moda Cup - 0:20:41

Ladies
1 - Ivonne Kraft & Celina Carpinteiro (Por) Bionicon Loule - 6:07:57
2 - Sandra Araujo & Lorenza Menapace (Ita) Latin Ladies - 0:07:54
3 - Janildes Fernandes Silva & Julyana Rodrigues (Bra) Jaju - 0:07:56

Mixta
1 - Jennifer Hopkinson-Smith & Brian Smith (USA) To Be Decided - 5:37:13
2 - Jeff Kerkove & Sonya Looney (USA) Topeak-Ergon - 0:12:23
3 - Renata Bucher & Damian Perrin (Swi) Team Zaboo Free - Mountain - 0:20:38

Master
1 - Abraão Azevedo & Plí­nio Souza (Bra) AZ Masters - 5:44:34
2 - Cesar Almeida & Paulo Freitas (Bra) Leite Piracanjuba-Tigre Rolamentos - 0:10:38
3- Rudney Villanova & Alberto Geronimi (Fra) Tecnoval - 0:11:15


Overall
Open
1 - Robert Novotny & Kristian Hynek (Cze) Free Cycling/Factor Bike - 20:47:31
2 - Martin Gujan & Bischof Christof (Swi) Swiss Machine - 0:17:44
3 - Ricardo Pscheidt & Gilberto Gois (Bra) James Crank Brother - 1:02:05

Ladies
1 - Ivonne Kraft & Celina Carpinteiro (Por) Bionicon Loule - 25:54:50
2 - Janildes Fernandes Silva & Julyana Rodrigues (Bra) Jaju - 1:16:53
3 - Sandra Araujo & Lorenza Menapace (Ita) Round The Clock - 1:18:46

Mix
1- Jennifer Hopkinson-Smith & Brian Smith (USA) To Be Decided - 23:49:26
2 - Renata Bucher & Damian Perrin (Swi) Team Zaboo Free - Mountain - 0:57:44
3 - Jeff Kerkove & Sonya Looney (USA) Topeak-Ergon - 1:30:40

Master
1- Abraão Azevedo & Plí­nio Souza (Bra) AZ Masters - 24:20:45
2-Gonzalo Ceballos & Pedro Prats (Spa) Titan Desert - 1:27:46
3-Cesar Almeida & Paulo Freitas (Bra) Leite Piracanjuba-Tigre Rolamentos - 1:38:23

Resultados completos pelo site
www.clarobrasilride.com