segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Equipe ADF-Paulínia estreou domingo na Copa América de Ciclismo


Time vai disputar principais provas do ranking e Volta de SP

Fotos de arquivo da equipe

Uma nova equipe de ciclismo paulista estreou nesse domingo na Copa América. O time ADF-Paulínia disputa a primeira competição da temporada com uma formação de seis atletas em Interlagos.

A ADF (Associação Desportiva Facex) foi criada no ano passado pelo experiente ciclista José Cláudio dos Santos, o “Facex”, e para a temporada 2011 ganhou o importante reforço do patrocínio da Prefeitura Municipal da cidade de Paulínia, no interior paulista.

A Copa América abre oficialmente o calendário brasileiro de ciclismo e esse ano a corrida terá a participação de cinco equipes estrangeiras, além das principais equipes profissionais do Brasil. A largada da categoria Elite Federado Masculino se deu as 9h30 e os competidores deram 20 voltas no autódromo. Esse ano, a corrida foi disputada no sentido inverso ao dos anos anteriores.

Sob o comando do técnico Darci Viana, a equipe ADF-Paulínia vai a Interlagos com seis ciclistas: Renato Leme de Oliveira, Daniel Teixeira do Amaral, Michel Amador Gimenes, Fernando Santos Silva, Alecsandro Felix Laureano e o idealizador da equipe, José Cláudio dos Santos “Facex”.

TOUR DO BRASIL/ VOLTA DE SÃO PAULO
“A expectativa para 2011 é muito boa. Começamos devagar no ano passado e com poucos recursos, mas terminamos a temporada passada entre as 25 melhores equipes do Brasil. Foi um bom resultado, se pensarmos que não tínhamos apoio de nenhuma prefeitura. Temos uma estrutura simples, mas estamos na luta por um lugar no pódio”, contou Facex.

Além da Copa América, a equipe ADF-Paulínia vai competir provas importantes de olho nos pontos do ranking brasileiro e também os Jogos Regionais, Jogos Abertos e outras competições paulistas, inclusive o Tour do Brasil/Volta de São Paulo.

SOBRE O “FACEX”
José Claudio dos Santos, o Facex, tem 33 anos e pedala desde muito jovem. O ciclista já passou pelas principais equipes do ciclismo brasileiro e defendeu uma equipe espanhola em 2000.

O apelido Facex vem do seu primeiro patrocinador, a Faculdade de Ciências Exatas de São Paulo, onde trabalhou antes de ingressar no ciclismo profissional.

No currículo, Facex traz o título de Campeão Brasileiro de Resistência em 1999, Campeão da VI Volta do Descobrimento BR, Campeão de Montanha da Volta do Litoral do Paraná em 2003.

Facex defendeu as equipes de Guarulhos, Suzano e a Memorial, de Santos, e integrou em três ocasiões a Seleção Brasileira de Ciclismo e representou o Brasil no Pan-Americano de Quito, no Equador, na Volta de Mendoza, na Argentina, e na Volta do Uruguai.

Mais informações no site www.adfacex.org.br