quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DHU Descida das Escadas de Santos: As grandes feras estão chegando


Principal prova de downhill da América Latina acontece de 4 a 6 de fevereiro

As estrelas do 9ª edição da Descida das Escadas de Santos já começaram a chegar ao Litoral Paulista. A competição acontece de 4 a 6 de fevereiro, no Monte Serrat, um dos principais pontos turísticos e históricos do município, e contará com a presença de mais de 120 atletas.

A primeira a chegar em Santos foi a equatoriana Diana Margraff na última quarta-feira (26). Na sexta-feira, (28), o inglês Marc Beaumont desembarcou no Aeroporto de Guarulhos e aproveitou o final de semana para treinar no morro da Asa Delta, também em Santos. Nesta segunda-feira (31), chegou o português Paulo Domingues. Para hoje, são esperadas a inglesa Fionn Griffiths e a francesa Emmeline Ragot e Katie Holden, dos Estados Unidos.

O atual campeão da corrida, o eslovaco Filip Polc, chega nesta quanta-feira (2). Entre os brasileiros, Wallace Miranda e Luana Oliveira também estão em Santos. Markolf Berchtold e Bruna Ulrich devem chegar nesta quinta-feira, junto com um dos maiores nomes do downhill mundial, o sul-africano Greg Minnaar (3). "Para os estrangeiros é importante chegar mais cedo para se ambientar ao verão brasileiro. A maioria está vindo do Hemisfério Norte e estão acostumados com as baixas temperaturas do inverno de seus países de origem", disse Wallace.

Assim como em 2010, a expectativa é de muito calor em Santos. Nos dois primeiros dias de programação, as temperaturas devem ultrapassar a marca dos 30º. Para domingo, dia da Super Final, a expectativa é que a máxima chegue aos 35º.

Bike Night abre Descida das Escadas de Santos 2011


Competidores da maior prova de downhill urbano do Brasil percorrerão as ciclovias e principais avenidas de Santos
O relevo plano da cidade de Santos, localizada no litoral do Estado de São Paulo, favorece que sua população se locomova por meio de bicicletas. As ciclovias são muito utilizadas e interligam as principais cidades da Baixada Santista. Nesta quinta-feira (3), um passeio ciclístico tem como objetivo promover uma das modalidades mais radicais desse esporte, o downhill urbano. De sexta-feira (4) a domingo (6), a cidade sedia a 9ª Descida das Escadas de Santos, a principal prova do calendário brasileiro.

Aberto a todos os ciclistas da região, o Bike Night terá início às 19h30, na Praça das Bandeiras, na praia do Gonzaga, e deverá reunir grande parte dos 120 atletas inscritos, inclusive algumas das estrelas internacionais. O trajeto de 12 quilômetros passará por todas as ciclovias e algumas das principais avenidas da região central, nas proximidades do Monte Serrat, um dos principais pontos turísticos da cidade e palco da competição.

Na sexta-feira (4), acontece o congresso técnico e o reconhecimento do trajeto a pé, seguida de uma descida sem controle de tempo e outra cronometrada. No sábado, a pista estará liberada para tomadas de tempo entre as 10h e as 17h. Os mais rápidos de cada uma das dez categorias serão declarados campeões. Os cinco primeiros tempos no geral estarão classificados para a super final, no domingo, bem como as cinco melhores representantes femininas. Às 17h30, os pilotos entre a 6ª e a 20ª posições disputam a repescagem, que irá classificar os cinco melhores (entre os homens) para a prova do dia seguinte.

No domingo, a partir das 9h da manhã - com transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular -, acontece o treino cronometrado. Às 10h, será disputada a semifinal com os dez classificados na categoria masculina, seguida pela final feminina. Às 11h terá início a grande final, com os cinco pilotos mais rápidos do final de semana. A premiação para as categorias masculina e feminina acontece às 11h30. O valor da premiação será divulgado nos próximos dias pela organização do evento.

Já são mais de 120 atletas inscritos brasileiros e estrangeiros de oito países (Inglaterra, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Portugal, Equador e África do Sul). Entre eles, destacam-se alguns dos principais nomes do downhill como o português Paulo Domingues (campeão do downhill urbano de Lisboa, uma das principais provas do mundo), o sulafricano Greg Minnar, tricampeão do mundo, além do próprio Polc, atual campeão da Escadaria de Santos. Na prova feminina, os destaques são as brasileiras Luana Oliveira e Bruna Ulrich, a francesa Emmeline Ragot, atual nº 2 do ranking mundial, a inglesa Fionn Griffiths, a norteamericana Katie Holden e a equatoriana Diana Margraff, campeã da prova em 2004.



Sobre a 9ª Descida das Escadas de Santos: O evento é uma realização da Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com cota patrocínio de Riachuelo, Redecard e Night Power; parceiros de mídia: Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: HDI Seguros e Peugeot, Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS) e Time Eventos. Comercialização: ReUnion Sports & Marketing. O projeto tem o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.