domingo, 6 de fevereiro de 2011

Filip Polc e Luana Oliveira são os campeões da Elite do downhill urbano, no Litoral paulista


ATENÇÃO: Não percam na segunda-feira, os inscríveis vídeos produzidos pela "Nóis na Fita A TV", bem como como fotos inéditas do sábado, além do percurso a partir de imagens da Câmera Biônica GoPro, com a gentil colaboração do Alemão da SHIMANO.

Eslovaco e brasileira disputam a Super Final da Descida das Escadas de Santos, neste domingo (06/02)

Debaixo de sol forte durante todo o dia e temperatura que beirou os 35°C, o eslovaco Filip Polc manteve parcialmente seu reinado na prova e assegurou o título da categoria Elite da 9ª edição da Descida das Escadas de Santos, principal competição de downhill urbano do Brasil, disputada neste fim de semana no Monte Serrat, na maior cidade do Litoral paulista, neste sábado (05/02).

Atual detentor do título de "Rei do Morro", pela vitória na Super Final do ano passado - quando foi também o primeiro competidor a percorrer os 417 degraus da escadaria em menos de um minuto (59s152) -, Polc fez o melhor tempo do dia ao cravar 1min00s102.

A segunda posição ficou para o paulista Wallace Miranda, bicampeão da prova em 2008 e 2009, que liderou boa parte do dia, mas durante a tarde foi superado por Filip Polc, por apenas 0s554. "Estava tentando retomar o primeiro lugar, minha volta era muito boa, mas o raio da roda traseira quebrou. Minha bike é nova, ainda estou me acostumando, mas estou gostando bastante. Quero aumentar o ritmo para a Super Final", disse o brasileiro.

A seguir, terminaram Markolf Berchtold (BRA), Chris Van Dine (EUA) e Djone Fornari (BRA). Neste domingo (06/02), eles disputarão a Super Final, junto com os outros cinco primeiros classificados na repescagem: Mario Jarrin (EQU), Gabriel Oliveira (BRA), Antonio Leiva (CHI), Cedric Garcia (FRA) e Leandro Campovilla (BRA), o "Kbelinho". "Sei que se eu der o meu melhor posso vencer, mas acima de tudo quero me divertir", afirmou o quarto colocado Van Dine, confiante na briga pela coroa.

A grande ausência na Super Final será o sulafricano Greg Minnaar, tricampeão do mundo e um dos maiores nomes do cenário mundial de downhill, que participa pela primeira vez da Descida das Escadas de Santos, porque não conseguiu ficar entre os cinco melhores tempos da repescagem. "Os tempos ficaram muito próximos uns dos outros. Por isso, qualquer erro seria determinante. Como era apenas uma descida na repescagem, não deu", lamentou.

Feminino

A bicampeã Luana Oliveira liderou de ponta a ponta neste sábado. Seu melhor tempo foi obtido na segunda descida, com 1min12s606. "Fiz três descidas hoje e fiquei muito contente, porque, ao contrário do ano passado, consegui ter um bom desempenho no sábado. Acabei descendo pouco e me guardei pra amanhã. Minha meta é melhorar meu tempo em quatro segundos", declarou.

A dobradinha brasileira no pódio foi completada com Bruna Ulrich na segunda posição, que marcou 1min13s152. "Hoje já foi muito melhor do que ontem. Estou competindo com dor, já que caí de moto há duas semanas e machuquei a coluna, mas estou conseguindo andar e fazer boas descidas", comentou.

A melhor classificada entre as estrangeiras foi a francesa Emmeline Ragot, número 2 do ranking mundial, que marcou 1min16s053. "Estou satisfeita com o resultado. Sabia que as atletas do Brasil, já acostumadas com o percurso, teriam vantagem. Fiz apenas duas descidas na sexta-feira e quatro no sábado e, a cada volta, baixei meu tempo. Acredito que amanhã conseguirei melhorar minha posição", avaliou.

Confira os mais rápidos do sábado (05)

Masculino
1) Filip Polc (ESL) - 1min00s102
2) Wallace Miranda (BRA) - 1min00s656
3) Markolf Berchtold (BRA) - 1min00s702
4) Chris Van Dine (EUA) - 1min01s251
5) Djone Fornari (BRA) - 1min01s255
6) Mario Jarrin (EQU) - 1min01s152*
7) Gabriel Oliveira (BRA) - 1min01s301*
8) Antonio Leiva (CHI) - 1min01s503*
9) Cedric Garcia (FRA) - 1min01s607*
10) Leandro Campovilla (BRA) - 1min01s903*

* Repescagem

Feminino
1) Luana Oliveira (BRA) - 1min12s606
2) Bruna Ulrich (BRA) -1min13s152
3) Emmeline Ragot (FRA) - 1min16s053
4) Melissa Buhl (EUA) - 1min17s353
5) Fionn Griffiths (GBR) - 1min18s901

Programação:
Neste domingo, a partir das 9h da manhã - com transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular -, acontecerá o treino cronometrado. Às 10h, será disputada a semifinal com os dez classificados na categoria masculina, seguida pela final feminina. Às 11h, terá início a grande final, com os cinco pilotos mais rápidos do fim de semana. A premiação para as categorias masculina e feminina será realizada às 11h30.