quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

TRIP BIKE, AVENTURA E SUPERAÇÃO - 1.000 BIKERS EM AÇÃO


Por: Evelyn Fonseca de Souza

O último domingo do mês de Janeiro foi a data escolhida para que o Bairro Urbanova, em São José dos Campos fosse tomado por mais de 1000 bikers que ali se concentraram até o início da aventura que os levariam até São Francisco Xavier.


O Trip Bike completou sua 9ªedição em grande estilo, foram mais de mil e trezentos inscritos que decidiram enfrentar os 51 km de muitos morros e descidas velozes.
Crianças, idosos, homens e mulheres deixaram o domingo de descanso de lado e foram praticar aventura, em meio à poeira que levantava enquanto as rodas deslizavam pelo chão de terra e pedregulho.

O evento é caracterizado como passeio, mas para alguns representa o maior dos desafios, a superação pessoal. Superar o cansaço, superar a idade, superar muitas vezes o que parece ser insuperável: o medo.

Apesar de toda superação, da vontade de fazer todo o percurso em menos tempo, ou mesmo independente de quantas horas levassem, ou chegar somente ao pé do morro do temido trecho da subida da casinha, o maior motivo que levava esses 1300 bikers a estarem nesse mesmo local, é a confraternização. E acima de tudo a difusão desse esporte que a cada dia ganha mais adeptos no Brasil.

O percurso
O passeio começou com um trecho em meio à propriedades particulares, que uma vez ao ano abrem seus portões para que o pelotão de bikers possa iniciar sua aventura.
Logo após admirar as belas casas e sentir o cheiro de natureza que muitas vezes esquecemos que existe, é hora de enfrentar um pouco de asfalto, e assim o percurso continua até que novamente a estrada de terra invada o caminho,e dessa vez para ficar.

Muitas subidas e descidas, mas sempre com uma paisagem compensadora.
Um banho de cachoeira para lavar a alma foi uma das opções que pegaram os desavisados de surpresa, e diante do calor que fazia, mais de 30ºC, fora a sensação térmica, mergulharam de roupa e tudo para se refrescar.

Depois de muito sol e muita pedalada enfim é avistado início da subida da casinha, a parte mais desafiadora de todo o percurso. Uma subida tão íngreme que somente carros com tração nas quatro rodas conseguem chegar ao topo. E para finalizar um downhill de tirar o fôlego até chegar a praça central de São Francisco Xavier, onde familiares e amigos esperavam os aventureiros para comemorar a façanha de cada biker que ali estava.

O Apoio

O Trip Bike está evoluindo, assim como o ciclismo no Brasil. E a cada ano, os comerciantes e o governo percebem a importância em apoiar eventos como esse.
É o momento para que comerciantes de suplementos, equipamentos para bike possam fazer sua propaganda da forma mais eficiente, mostrando que realmente estão ligados ao esporte com o qual trabalham.

E foram esses comerciantes, juntamente com a prefeitura de São José dos Campos e a Sabesp que apoiaram a iniciativa do Capim com poeira e fizeram possíveis os pontos de abastecimento com água e frutas, para que os ciclistas pudessem fazer a hidratação e reposição de energia durante o percurso.

O bikers contaram também com caminhões de apoio, os famosos “cata corno”, que resgataram aqueles que tiveram problemas em suas bikes ou que simplesmente não resistiram ao duro percurso.

Uma organização que já está de parabéns e tende a ser cada vez melhor, basta somente que empresários, e governos percebam o quão importante esse evento está se tornando.
Uma reunião de amigos que agora já chama atenção de todo Vale do Paraíba e reúne cada vez mais gente, para festejar a aventura, a saúde e a superação.

Agradecimentos: Diego - Pé de Vela SJC
E um bem vindo para a Jornalista Evelyn Fonseca de Souza como colaboradora do C4F.com.br