quarta-feira, 20 de abril de 2011

Erika Gramiscelli duelou com a atleta da Argentina em busca de pontos no ranking Internacional

Por Erika Gramiscelli, quarta, 20 de abril de 2011 às 14:31

Atleta patrocinada pela Circuit / Jamis Bikes / Ribeirão Preto dá o pontapé inicial na busca pela vaga dos Jogos Panamericano de MTB

A primeira etapa da Copa Internacional Banco do Brasil de MTB XCO (Cross Country Olímpico) ocorreu em Araxá, Minas Gerais no último domingo 17 de abril. A prova aconteceu dentro de uma atmosfera tensa e preocupante já que valia pontos para o ranking Internacional tendo como critério os resultados, lembrando que, as duas primeiras etapas da CIMTB serão classificatórias para os Jogos Panamericano de Guadalajara.

A largada se deu pontualmente às 12h 43min no Grande Hotel de Araxá com percurso de aproximadamente sete km. No total as atletas da Elite Feminino percorreram o circuito por quatro vezes tendo o clima como fator de cooperação uma vez que se apresentava ameno e sem chuvas, apesar do grande calor ocorrido durante a semana.

Desde o início da pré temporada Erika vem mantendo seu treinamento dentro do planejado e sempre com um ritmo muito forte. Durante a semana, como preparação para a Copa Internacional Banco do Brasil de MTB, a atleta fez treino de reconhecimento da pista e se sentia confiante para levar a vitória, “mas não se pode ganhar todas”, comenta Erika. Em 2010 a atleta venceu a maioria das provas de XCO (Cross Country Olímpico) das quais participou, o que transforma em uma surpresa o fato dela não ter conseguido render o esperado na pista. As atletas realizaram uma largada forte que é costume na categoria, desde então Erika percebeu que teria dificuldades para alcançar o topo do pódio.

“Logo no inicio notei que não estava muito bem. O que fiz foi controlar meu ritmo e performance na pista. Apesar de ter feito o reconhecimento do circuito anteriormente, no dia da competição é outro estado emocional e nunca se sabe como o corpo vai se comportar diante disso.”

Felizmente a Gramiscelli conseguiu no decorrer da competição ter um bom rendimento na parte técnica, onde, normalmente, se sobressaem em relação às demais atletas. Mesmo sabendo que suas adversarias estavam no pico de sua performance, Erika não tomou conhecimento e mostrou toda sua garra com o objetivo de alcançar a Argentina Noelia Rodriguez, ao concluir as quatro voltas Erika terminou na segunda posição com o tempo de 01:35:11.64, atrás da Argentina Noelia que completou a prova com o tempo de 01:33:26.31.

Com esse resultado Gramiscelli somou pontos importantíssimos no ranking da UCI, CBC e FMC e agora buscar a tão sonhada vaga nos Jogo Panamericano no México.

A atual campeã brasileira e melhor atleta nacional classificada nos Jogos Sulamericano e Campeonato Panamericano de MTB de 2010 conhece bem suas adversárias e a própria capacidade física para alcançar a vitória. A temporada 2011 promete ser disputadíssima!

O pódio foi formado respectivamente por Noelia Rodriguez (Argentina), Erika Gramiscelli, Elisa Garcia (Chile), Roberta Stopa e Florencia Espineira (Chile).



A 2º Etapa da Copa Internacional Banco do Brasil será realizada na cidade de São Lourenço, MG, nos dias 18 e 19 de Junho e o próximo desafio de Erika Gramiscelli será no dia 22 de maio, com a 2ª etapa da Copa Brasil de MTB.

Encontre Érika Gramiscelli no Facebook