sexta-feira, 3 de junho de 2011

BRASIL RIDE TRAZ PELA PRIMEIRA VEZ AO PAÍS UM DOS MELHORES CICLISTAS DO MUNDO


A segunda edição da ultramaratona em mountain bike BRASIL RIDE que acontecerá entre os dias 23 a 29 de outubro de 2011 na região da Chapada Diamantina - Bahia - receberá a inédita participação de um dos maiores ciclistas mundiais de sempre, Roberto Heras - tricampeão da "Vuelta" a Espanha e também vencedor de etapas no Tour de France e Giro da Itália, considerada as três principais competições ciclísticas do planeta.


"Para mim é totalmente um orgulho compartilhar 7 dias de competição com pessoas que amam nosso esporte. Tenho a dizer que desfruto o ciclismo tanto quanto eles e que estou excitado para que chegue logo o dia 23 de outubro para começar a Brasil Ride", comenta Heras.

Esta será a primeira vez que um ciclista deste escalão visita o Brasil. O fiel escudeiro de Lance Armstrong - 7 vezes campeão do Tour de France - na equipe US Postal Service, Roberto Heras aposentou-se do ciclismo profissional em 2005 e, desde então, trocou o asfalto pelas ultramaratonas em mountain bike, utilizando toda sua experiência adquiridas nas grandes Voltas Ciclísticas, agora aplicadas nas provas por etapas de MTB.

"Existe diferenças importantes no ciclismo de estrada e no de montanha (MTB). A de principal é ter uma boa técnica de condução da bicicleta. Outro aspecto muito importante é saber poupar a energia no MTB e conseguir descer as trilhas (downhill) pois se pode ganhar ou perder muito tempo neste tipo de situação, dependendo da habilidade do biker”, descreve Heras.

Os brasileiros presentes na Brasil Ride terão a chance de trocar experiência com quem realmente entende do assunto: "Com relação a condição física, o ciclismo de estrada é muito semelhante ao MTB, em que ao longo das etapas de longa duração, como num dia do Tour de France, por exemplo, exige-se uma resistência excepcional", afirma Heras que acaba de sagrar-se tricampeão da Titan Desert, prova realizada no deserto marroquino com mais de 600km de percurso.

Heras terá ao seu lado, Luis Leão Pinto (tricampeão português de XCM, vice-campeão Andaluzia Bike Race 2011 e top 5 na "Ruta de los Conquistadores 2010", considerada uma das provas mais duras do planeta) juntando-se ao pelotão da Brasil Ride, formado até agora por atletas de 14 países e 13 Estados Brasileiros. As vagas são limitadas para 300 equipes, separadas pelas categorias: Open (masculino); Feminino; Mista; e Máster (para ciclistas a partir de 40 anos).

O altíssimo nível competitivo da Brasil Ride atrai cada vez mais atletas de grande interesse e visibilidade na mídia internacional, papéis fundamentais para o fomento e o desenvolvimento da cultura esportiva no país, já que o Brasil sediará nos próximos anos os dois maiores eventos do planeta: Copa do Mundo de Futebol 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.

"A Brasil Ride contempla um projeto de apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e de promoção dos Jogos Olímpicos Rio 2016 trazendo atletas do mundo todo com nível olímpico”, explicou Mário Roma, fundador da Brasil Ride.

As inscrições estão abertas pelo website: www.brasilride.com.br