quarta-feira, 13 de julho de 2011

Campeonato Brasileiro de MTB XC promete muita emoção

Os melhores do mountain bike nacional em divididos em 17 categorias estarão presentes em Caconde para a disputa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XC num verdadeiro show de técnica, emoção e adrenalina. A competição faz parte da disputa que definirá os representantes do Brasil nos Jogos Pan-americanos no México em Guadalajara o Brasil terá direito de estar representado com 2 vagas na Elite Masculina e 1 vaga para a Elite Feminina.

Três provas fizeram parte do critério adotado pelo técnico da seleção brasileira, Eduardo Ramires, para a definição dos atletas que irão representar o Brasil no mountain bike:

Copa Internacional Araxá MG ( Classe 1 ) Copa Internacional São Lourenço MG ( Classe 1 ) Campeonato Brasileiro XCO Caconde SP ( Classe Campeonato Nacional )
Como critério de pontuação foi adotado a tabela da UCI de acordo com a classe da prova

Com a realização já concretizada das duas primeiras etapas os resultados tanto no Masculino quanto no feminino acabaram embolando toda a pontuação deixando a decisão das vagas para ultima prova seletiva que será o Campeonato Brasileiro XCO dia 17 de Julho na cidade de Caconde.

“No Masculino como teremos duas vagas, uma será definida pela pontuação e a outra vaga será através do Titulo de Campeão Brasileiro, que estará totalmente aberto” comenta Eduardo Ramires.


O destaque é a categoria Elite, masculino e feminino, que contará com as melhores equipes e ciclistas do país na atualidade. Na disputa estarão os melhores atletas: Edivando Souza Cruz, vencedor da 2ª etapa da seletiva em São Lourenço ( Medalhista de Prata nos Jogos de Santo Domingo) e líder da pontuação com 80. Thiago Aroeira, vencedor da 1ª etapa da seletiva em Araxá, e 2º lugar na pontuação com 72. Rubens Donizette( Medalhista de Prata nos Jogos Pan-americanos do Rio) 3º lugar com 60 pontos, Ricardo Pscheidt ( Atual Campeão Brasileiro ) 4º colocado na seletiva com 60 pontos,

No Feminino, temos até o momento um empate na pontuação, com Erika Grasmicelli vencedora da 1ª etapa seletiva com 100 pontos e Roberta Stopa vencedora da 2ª etapa também com 100 pontos, e ainda a atleta Julyana Machado 3ª colocada com 55 pontos corre por fora em busca da única vaga.

As categorias em disputa são as seguintes: Elite Feminina, Elite Masculina, Sub 23, Sub 30, Júnior masculino e feminino, juvenil masculino e feminino, infanto-juvenil masculino e feminino, máster masculino e veterano feminino.

A programação está assim definida:

Sábado dia 16:
Retirada de Kits: das 9hs às 17hs Local ( Parque da Prainha) Treinos Livres: das 10hs às 17hs Kids Race: das 15hs as 16hs
Congresso Técnico: das 19hs as 19h30minhs Local ( Auditório Hotel Alvorada ).

Domingo dia 17:
1ª Largada 08h30minhs
Categorias: Máster 5054, Máster 5559, Juvenil Masculino, Infanto-Juvenil Masculino, Junior Feminino, Veterano.

2ª Largada 10hs
Categorias: Sub 30, Máster 3034, Máster 3539, Máster 4044, Máster 4549.

3ª Largada 12hs
Categorias: Elite Masculina, Elite Feminina, Sub23 Masculino, Junior Masculino.

* a quantidade de voltas de cada categoria será informado durante o congresso técnico.

O Campeonato Brasileiro de Mountain bike, promete ser um dos melhores já realizados até hoje, o evento ganhou em prestígio após ser confirmada a organização pelo Sampa Bikers e principalmente pelo local escolhido devido à pista que foi construída especialmente para a disputa.

“o evento incentiva a prática da modalidade ao reunir atletas consagrados de todo o país das mais variadas idades que seguem pedalando em prol do esporte”, comenta Paulo de Tarso, organizador do evento.

“Esperamos então muita emoção na disputa do Título Brasileiro e para grande finalíssima na disputa das vagas para os jogos Pan-americanos”, completa Paulo de Tarso.

O circuíto do Campeonato Brasileiro de MTB cross country 2011 tem 5 quilômetros de extenção, sendo 60 % de single track. Foi desenhado e montado por Edu Ramires, técnico da Seleção Brasileira de MTB.



O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XC tem a realização da CBC, organização do Sampa Bikers. Patrocínio da Centauro, Co patrocínio: Café Moka, apoio da Prefeitura Municipal de Caconde, Levorin, Capacetes Limar, Isapa, Curtlo, Circuit, ASW, Barbedo, Neptumia Seguros, Alpinia, Spec, Bryton Ciclocomputador e GPS, Gráfica Flor de Acácia e Federação Paulista de Ciclismo.

Fonte: BLOG DO SAMPA BIKERS