sexta-feira, 15 de julho de 2011

DANIEL CARNEIRO E ÉRIKA GRAMISCELLI VENCEM A PRIMEIRA ETAPA DA COPA ALE PREMO INCONFIDENTES


RESULTADOS

Competição reuniu mais de mil pessoas no último domingo na cidade de Itabirito, Minas Gerais

A COPA ALE PREMO INCONFIDENTES foi um sucesso. A prova teve a sua primeira etapa realizada neste domingo (10), no Pesque Pague Campestre, em Itabirito/MG. Cerca de 230 bikers participaram da competição e mais de mil pessoas estiveram presentes para prestigiarem a corrida. O título da primeira etapa ficou com o mineiro Daniel Carneiro, na Elite Masculino e com a também mineira, Érika Gramiscelli, na Elite Feminino.

Apesar do frio que fazia no local, tudo saiu como planejado pelos organizadores. Não ocorreram atrasos nos horários das largadas, nem na divulgação dos resultados. Além disso, a estrutura do evento atendeu a todos os presentes, já que o acesso a banheiros, restaurante, área de estacionamento e espaço para a diversão das crianças era livre para todos. O organizador da competição, Eduardo Soares conta que ficou satisfeito com o resultado do evento. “Tentamos fazer tudo da melhor forma. Cumprimos os horários previstos e oferecemos uma boa estrutura. Tudo foi organizado e pensado para que os atletas e o público tivessem a oportunidade de se divertir durante o evento”.

A prova, uma das mais importantes do calendário do mountain bike brasileiro, cresce a cada ano graças ao apoio de grandes empresas, como a ALE COMBUSTÍVEIS e a PREMO CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS, que patrocinam a competição há quatro e três anos, respectivamente. Segundo o diretor de marketing da ALE, Carlos Eduardo Cotta, patrocinar um evento esportivo dessa dimensão reforça o posicionamento da marca. “Associar a marca ALE a eventos como esse contribui para reforçar nosso posicionamento, que é uma empresa ligada aos conceitos de saúde, vitalidade e que se mostra, cada vez mais, conectada aos amantes do esporte de aventura”, explica.

O incentivo da Prefeitura de Itabirito para a realização da competição também é essencial para o desenvolvimento do esporte, tanto para a cidade, quanto para o Brasil. "Sempre que uma prova destas é realizada no município, além de proporcionar a oportunidade de vermos nossos atletas em ação, também temos o prazer de ver novos talentos no esporte despontando. A prova também movimenta o comércio local, por meio da rede hoteleira, restaurantes, lojas e outros segmentos, além de divulgar nosso município e incrementar nosso turismo", afirma o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabirito, Rodrigo Espigão

Durante a competição, os atletas puderam contar com o auxílio mecânico da SHIMANO, que realizou a manutenção nas bicicletas. Segundo o mecânico da empresa, Júnior, a procura pelos serviços foi grande. “Fizemos muitos atendimentos. Os serviços mais procurados pelos atletas foram os de regulagens, como trocar correntes, ajustar o eixo da roda, entre outros”.

Quanto ao público, além de apreciarem a corrida, puderam conferir as novidades dos produtos para bicicletas expostos nos estandes que estavam no local. Já a LM BIKE, empresa representante da CST Pneus, distribuiu kits para os campeões das etapas e ainda sorteou cinco camisas para as pessoas que visitaram o seu estande durante o evento. Para o profissional de marketing da CST Pneus, Douglas Ferreira, o apoio a prova é fundamental para ampliar o contato da empresa com os seus consumidores. “É um prazer participar de um evento desse porte. A Copa Inconfidentes tem muita visibilidade, o que aumenta o nosso contato com o público”, conta.

A competição também tem destaque na área da tecnologia. A COPA ALE PREMO INCONFIDENTES é a primeira prova em que chips foram instalados nas bicicletas para calcular com exatidão o tempo e a quilometragem dos atletas. A empresa responsável pelos testes realizados na prova é a Winner, representada por Júlio César. Dentre as vantagens do uso de chips, ele destaca “a confiança no resultado da prova, já que o sistema eletrônico de quilometragem que existe no chip é automático, dando pouca margem para erros no cálculo de tempo”.

A prova
No geral, os atletas elogiaram bastante a pista. Mesmo o circuito, com extensão de 6 km, sendo técnico e exigindo concentração dos competidores nas descidas e força nas subidas, os bikers gostaram do terreno. “A prova é excelente. O circuito é muito técnico, mas como estava bem preparado, tive pouca dificuldade nos trechos mais difíceis, como as subidas e descidas”, conta o campeão da categoria Sub-35 Edcarlos Oliveira. O campeão da categoria Sub-50, Eduardo Lages, de Nova Lima, acrescentou: “A prova oferece o melhor circuito de Minas Gerais para quem gosta de praticar o Cross-Country”.

Mais tarde, às 12h30 largaram as categorias Elite Masculino e Sub-23. Logo atrás, largaram a Elite Feminino, junto com os atletas da Júnior. Por fim, a largada da categoria Sub-30.


A disputa pelo título na Elite Masculino foi emocionante. Robson Ferreira, da equipe Amazonas e atual campeão da competição, largou bem e logo assumiu a liderança da prova. Atrás de Robson, estava Daniel Carneiro, da equipe Guga Team/Paulínia-SP/Focus, na segunda posição. A primeira volta foi acirrada. Os dois atletas correram lado a lado. Porém, Robson não conseguiu sustentar a liderança e já na segunda volta, Daniel assumiu o primeiro lugar. Na terceira volta, Daniel abriu uma distância de aproximadamente dois minutos do segundo colocado. A partir daí, ele administrou a diferença de tempo para conquistar o primeiro lugar do pódio.

Daniel conta que a prova foi difícil e que se manteve concentrado para errar o menos possível. “A prova foi bem dura, o circuito é muito técnico. Procurei me concentrar nos trechos mais técnicos e não errar nas curvas, para não perder tempo. No final, consegui imprimir um ritmo forte e administrar a corrida”, afirmou o campeão.

Apesar da segunda colocação, Robson somou pontos importantes e ainda se mantém na disputa do título. “A prova foi dura desde o início, mas fiquei satisfeito com a minha colocação, pois deu para conquistar os pontos e defender o título”, afirma o biker.

Na Elite Feminino, a competição também foi difícil. Na primeira volta Érika Gramiscelli (Circuit Jamis) e Aline Lombello (Eko Motos/Ophicina/Bikeshop/Teklarm/All Fitness) disputaram o primeiro lugar. Mas, ainda na primeira volta, Érika aumentou o ritmo e conseguiu abrir uma distância de dois minutos da segunda colocada. A biker administrou o tempo nas demais voltas e conquistou o título da primeira etapa. “Fiquei feliz com o meu resultado. É importante vencer em um campeonato que vale pontos para o ranking brasileiro. Além disso, o circuito técnico tem características de pistas mundiais, que ajuda a aprimorar a nossa técnica”, declarou a campeã.

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento, que visa estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas.

Amadores
A Copa Shimano/Tripp de Amadores foi realizada às 8h. A largada aconteceu na seguinte ordem: Expert, Cadete, Veterano e Feminino Amador. A prova também foi bem disputada. Com aproximadamente 1h30min de duração, os atletas mostraram que possuem muita técnica no circuito.

Os vencedores foram: na categoria Expert, Luis Felipe Duarte (Sbrasilbike/Shopdroga Clara). Na categoria Cadete, o atleta local, Breno Sales (Breno Morais Studio de Beleza). Na Veterano, o campeão foi Cássio Rodrigo de Andrade (MTB-BH) e na categoria Feminino, Thamires Werneck (Alto Rendimento).

Premiação
Na primeira etapa, os vencedores foram contemplados com medalhas e brindes da ALE COMBUSTÍVEIS, PREMO CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS, LM BIKE, TRIPP ADVENTURE e SHIMANO. Vale ressaltar que, na segunda etapa, que acontecerá no dia 25 de setembro, no formato Maratona Cross Country e XCP, as equipes campeãs ganharão 15 pares de pneus CST COPPERHEADPRO e o TROFÉU CST DE EQUIPES, que será todo estilizado.

A COPA ALE/PREMO INCONFIDENTES e COPA SHIMANO/TRIPP DE AMADORES também tem o apoio e patrocínio da PREFEITURA DE ITABIRITO. Os demais resultados da prova você confere no site http://www.copainconfidentes.com.br/