quinta-feira, 14 de julho de 2011

FPMTB finaliza Pump Track no Loteamento Caminhos de San Conrado

A FPMTB finalizou a construção de um Pump Track com 186 metros de extensão e uma pequena pista de Dirt Jump no Loteamento Caminhos de San Conrado, na cidade de Sousas, SP.

Mais um projeto do Departamento de Obras da Federação Paulista de Mountain Bike (FPMTB) foi finalizado neste ano. Após um tempo de paralisação devido às chuvas, o Pump Track no Loteamento Caminhos de San Conrado, na cidade de Sousas, SP, foi concluído no mês de Junho pela FPMTB.

“As obras tiveram início em dezembro de 2010. Porém, devido às chuvas, sofreram 4 paralisações. Mesmo assim, entregamos a pista em tempo recorde, após 16 dias trabalhados, principalmente devido ao contratante (San Conrado) ter disponibilizado a mão de obra e o maquinário necessários para a obra de acordo com o cronograma estipulado.” – Afirmou Rosa Maria Rodrigues, engenheira da FPMTB.

O Pump Track consiste em uma sequência de obstáculos cuidadosamente modelados para que a bicicleta ganhe velocidade somente com o impulso do corpo (pumpear). O objetivo é dar o maior número de voltas sem que seja necessário sequer pedalar a bicicleta e, para isto, treino, condicionamento e muita habilidade são requeridos do biker.

A pista possui 186 m de extensão, sendo um dos maiores Pump Tracks do país e o primeiro construído por uma entidade oficial. São 23 rollers, 10 curvas, 01 step-up, 02 mesas, 03 costelas para treinar manual e 02 emendas na pista, que possibilitam inúmeras variações de trajeto e contribuem para que cada piloto trace sua própria linha da maneira que desejar.

Ao lado do Pump Track foi construída uma pequena pista de Dirt Jump, com somente 02 mesas e 01 curva, para a criançada local dar seus primeiros saltos. A pista de Dirt se encontra com o Pump Track, possibilitando que o biker entre com maior velocidade e tenha desempenho com maior velocidade no Pump Track.

-Foto: Mesa de junção da pista de Dirt com o Pump Track

“Esta pista de bike era uma antiga reivindicação de nossos adolescentes” - Revela Reginaldo Alves Gerente Operacional do condomínio - “Todos estavam muito ansiosos para ver essa pista pronta e acreditamos que ela venha contribuir muito com a comunidade, já que oferece um ponto de encontro para as crianças e jovens; estímulo à prática esportiva; espaço ao exercício das relações entre diferentes faixas etárias; e exalta o companheirismo. Todos sabem que jovens direcionados a prática esportiva saudável desenvolvem qualidades mais positivas e nobres e tornam-se melhores cidadãos. Quem sabe até não sejam revelados, entre os nossos jovens, futuros talentos nacionais do Mountain Bike? O espaço próprio para o treino nós já disponibilizamos” - Conclui Reginaldo.

-Foto: Reginaldo na primeira visita da Federação ao local onde foi construída a pista

Embora a pista tenha sido entregue na sexta, dia 03/06, ela ainda está “assentando”, através de irrigação diária para compactar a terra e fixar bem o gramado que faz a contenção de inúmeros obstáculos. Para estar liberada para o uso, ainda faltam alguns detalhes, como a finalização do gate de alvenaria, a colocação de placas informativas contendo as regras de uso, equipamentos de proteção e demais informações bem como um reforço nos sistemas de drenagem da pista.

Além disto, a visitação só será permitida a partir de Agosto, após a estruturação de toda a política de acesso, uso e responsabilidades da pista. Moradores do condomínio, seus convidados e ciclistas filiados a Federação terão acesso livre ao local.

“O Pump Track foi escolhido por ser uma modalidade do mountain bike totalmente inclusiva, que proporciona grande ganho de condicionamento físico, coordenação motora e desenvolvimento da habilidade e da técnica, principalmente para as crianças que podem se desenvolver no esporte e se revelar grandes talentos do mountain bike paulista e brasileiro.” – Explicou Clayton Palomares, presidente da FPMTB e quem projetou a pista.

-Foto: Destaque para Guilherme, garoto de 13 anos que foi um dos primeiros a dar mais de uma volta completa na pista, prova de superação e persistência.

Vídeo da pré-inauguração da pista


A FPMTB, o Caminhos de San Conrado e alguns parceiros pretendem realizar um evento demonstrativo de inauguração da pista no mês de Julho, em data ainda não divulgada, para os moradores do condomínio e bikers convidados somente. Breve haverá maiores informações disponíveis no site da entidade (http://www.cbmtb.com/sp)