quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Clima e poeira preocupam organização da CIMTB para os dias de competição em Congonhas - MG

Com o tempo seco, se pede aos atletas cuidados especiais para uma boa prova.
Este comunicado é para todos, mas em especial para os competidores da última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. Minas Gerais está registrando umidade relativa do ar muito baixa neste período sem chuvas no estado. Houve registros de umidade do ar abaixo de 30% nos últimos dias. A previsão do tempo para sexta-feira à noite, dia do Red Bull Hero of the Hill é de máxima de 31ºC e mínima de 13ºC à noite. Para se ter uma idéia, na hora do desafio da ladeira a previsão é de 36% de umidade relativa do ar.


Já no dia da prova, domingo, dia 21 de agosto, a previsão é e sol, sem nuvens, com temperatura variando entre 27ºC, a máxima, e 14ºC, a mínima. A umidade do ar varia entre 60% às 9h da manhã e 35% às 12h. Tudo isso indica que os atletas de todas as categorias terão de reforçar os cuidados com a hidratação e alimentação. Os dados são do Climatempo.


Todo o esforço que o corpo do atleta faz demanda sempre de repor energias através de boa alimentação e hidratação adequada. A organização da prova está levantando esta questão pelo clima seco em Minas Gerais, mais precisamente em Congonhas, local da prova, e também pelo alto índice de poeira que está incomodando a cidade graças a mineração, atividade constante e ativa do município. Portanto, fiquem bem atentos à previsão do tempo nos dias de competição e avaliem com equipes, preparadores físicos e técnicos as melhores formas de se preparar e adaptar ao clima.
A organização em parceria com a Copasa e Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra de Conselheiro Lafaiete, colocará quatro pontos de água distribuídos estrategicamente no trajeto. Mesmo assim é recomendável que o atleta leve suprimento suficiente para hidratação durante a prova.