quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Na paz acontece a 2ª Etapa do Circuito XC de Ciclismo em Favelas no Morro dos Macacos

Neste fim de semana acontece a 2ª Etapa do Circuito XC de Ciclismo em Favelas. A prova, que conta com patrocínio da Rede Record, da Ligth e do Governo do Estado, invade agora o Morro dos Macacos e o bairro de Vila Isabel.

Com a presença dos maiores atletas do país, o evento vai trazer mais do que um dia esportivo para a comunidade. Com participação dos moradores foram criados mais de trinta empregos diretos na preparação do percurso e na divulgação. No dia da prova haverão mais de cem moradores trabalhando.

No entanto o grande legado deixado pela organização será o Curso de Mecânica Básica ministrado por profissionais da Shimano América Latina, maior fabricante de peças para bicicleta no mundo.


Com largada no asfalto, em Vila Isabel, mais uma vez o XC de Favelas vai criar uma conexão entre o morro e o asfalto, levando os espectadores a subir a favelas. O percurso da prova segue por lugares até então impossíveis de acessar, lugares que serviram de palco para guerras de traficantes e invasões. Um dos locais que os atletas passarão serviu de base para os disparos que derrubaram o helicóptero da Polícia Militar em outubro de 2009.


O Circuito XC de Ciclismo em Favelas vem para acabar com a divisão da cidade, aproximar a polícia dos moradores e mostrar a todos que a favela tem vez, criando um link da sociedade em geral com os moradores, desmistificando a violência ao trazer eventos esportivos para a comunidade.


Imagens do circuito do Morro dos Macacos