quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MTB Torna-se Modalidade Oficial nos Jogos Abertos a Partir de 2012

Após a realização de três modalidades do mountain bike (Cross Country, Maratona e Downhill) como modalidade extra em 2010 pela FPMTB – Federação Paulista de Mountain Bike e CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike, o Governo do Estado reconheceu o Cross Country como modalidade oficial neste ano, possibilitando sua realização a partir de 2012 na maior competição amadora do país.

Mais uma grande vitória para o Mountain Bike (MTB) paulista e brasileiro, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo reconheceu o MTB como modalidade oficial a partir dos Jogos Abertos de 2011.

Embora a modalidade não tenha sido realizada neste ano devido à falta de tempo hábil para as prefeituras e equipes municipais se organizarem para o evento, a partir de 2012 a modalidade já constará no boletim como modalidade oficial, conforme divulgado pela organização do evento no Congresso Técnico dos Jogos Abertos 2011.

A modalidade inclusa como oficial para 2012 é o Cross Country Olímpico (XCO) que é modalidade olímpica desde 1996, em Atlanta, e que também será disputada no Brasil nas Olimpíadas de 2016.

Atribuímos o fato à grande participação de cidades e atletas nas competições realizadas pela FPMTB - Federação Paulista de Mountain Bike nas oito regiões esportivas do estado em 2010 (Jogos Regionais) e nos Jogos Abertos do Interior, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que firmaram o MTB na principal competição amadora do país, que é os Jogos Abertos do Estado de São Paulo.

A FPC – Federação Paulista de Ciclismo, em nota publicada em seu site (http://fpciclismo.org.br/?p=9898), agora atribuiu esta conquista a ela, o que pode trazer novas perspectivas ao Mountain Bike nos Jogos Abertos do Interior. Após o surgimento da FPMTB, que vem organizando o esporte, as competições e o ranking no estado e vem ganhando respeito e responsabilidade diante seu surgimento, bem como a CBMTB, que acaba de ser reconhecida pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes como entidade oficial de administração do mountain bike no território nacional.

Resta agora, apenas a inclusão da Maratona e do Downhill nos Jogos, uma vez que a primeira é a modalidade que reúne a maior quantidade de atletas do esporte nos eventos e o segundo, a modalidade que conquistou a maior quantidade de medalhas para o Brasil no último Panamericano, em Guadalajara - México, para que o esporte atinja sua plenitude.

A inclusão do mountain bike como modalidade oficial é decorrente da concorrência saudável que a CBMTB e as Federações Estaduais de Mountain Bike causaram após sua criação, trazendo grandes benefícios ao esporte. Inclusive, isto foi um dos temas relacionados em sua fundação: de gerar concorrência com a criação das entidades, pois assim o mínimo que haveria é uma melhora na qualidade de tratamento das entidades já existentes, dos atletas, e, conseqüentemente, do esporte como um todo.

Alguns fatos também impulsionaram esta conquista, como a conscientização do Governo do Estado, por parte da FPMTB em 2010, sobre a importância da presença do MTB nos Jogos Regionais e Abertos, além da oficialização pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério dos Esportes da CBMTB como entidade oficial de administração do mountain bike brasileiro (Matéria completa no link: http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTQw), dando início à profissionalização do esporte, visto que há a urgente necessidade de formação de atletas para representarem nosso país nas olimpíadas de 2016 em solo brasileiro.

A CBMTB já vem se preparando para tal com ações como: formação da primeira Seleção Brasileira Permanente de Mountain Bike (http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NjE4); construção de centros de Treinamento e de Excelência de MTB pelo território nacional (http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=NTQ5); e a realização de provas de alto nível, como o Campeonato Brasileiro de MTB (XCO/DHI/4X) em Cabreúva, no final de Outubro.

Agora, o mais importante é que os atletas procurem as Secretarias de Esporte de suas cidades para representarem seus municípios. A FPMTB e CBMTB também estão à disposição para instruir os atletas, as equipes e os municípios como se estruturarem, conseguir apoio dos municípios com salários, equipamentos e demais. Entrem em contato conosco e compartilhe desta vitória pelos seguintes contatos:

CBMTB:
(13) 3301-7215
cbmtb@cbmtb.com
FPMTB:
(19) 3557-0992 (de segunda a sexta das 14 às 18h)
fpmtb@cbmtb.com