quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santos será a capital mundial do Downhill neste final de semana

Copa Brasil e Descida das Escadas de Santos agitam o litoral paulista com a presença dos melhores pilotos da modalidade e transmissão ao vivo da TV Globo

No próximo sábado (04) são esperados 120 atletas, entre brasileiros e estrangeiros, para a etapa de estréia do calendário 2012 de downhill da Confederação Brasileira de Mountain Bike, no Morro do José Menino, em Santos (SP).


O percurso apresenta obstáculos naturais e exige técnica e habilidade dos pilotos. Nomes como o brasileiro Walace Miranda, duas vezes vencedor das Descidas das Escadas de Santos; além do eslovaco Filip Polc (campeão em 2010); da atual campeã mundial de downhill, a francesa Emmeline Ragot, o chileno Antonio Leiva e a inglesa Fionn Griffiths prometem um final de semana de muita adrenalina na Baixada Santista.



No sábado, com cobertura ao vivo da TV Tribuna, afiliada de Rede Globo no litoral de São Paulo, a partir das 08h30, haverá treino livre e uma descida cronometrada, o qualify, para que os participantes tenham idéia de sua performance. Já no domingo (05), em seguida dos treinos, acontece a grande final.

Após este primeiro confronto, o termômetro inicial, os pilotos se preparam para a prova mais esperada do downhill urbano no mundos, a Descida das Escadas de Santos, que nesta edição completa 10 anos.
“A pista, elogiada pelos participantes que percorrem o mundo participando de competições, está em seu formato ideal e será mantida”, afirma Marcelo Coelho, idealizador do evento.
Polc foi o único a fazer menos de 1 minuto na descida dos 417 degraus que unem a Igreja do Monte Serrat (no topo) à fonte do Itororó, na parte baixa do morro, em um trajeto de aproximadamente 650m.
Além dos participantes da Copa Brasil, a disputa pelo melhor tempo ficará por conta de Mario Jarrín (Equador), atual campeão da prova; Cedric Gracia (França, campeão em duas ocasiões); Chris Van Dine (EUA), Greg Minnaar (África do Sul), Sebastián Vasquez (Chile) e Melissa Buhl (EUA, campeã uma vez).
Os treinos começam na sexta-feira, 3 de fevereiro, com uma descida livre e uma cronometrada, seguem na quarta-feira, com descidas cronometradas e classificação de 10 atletas das categorias masculinas e 5 da pró feminina para a final, ao vivo pela Rede Globo, no Esporte Espetacular, a partir das 9h00.
Os patrocinadores são: Fisk, Rexona, Sedex, Caixa Econômica Federal, HDI Seguros e Prefeitura Municipal de Santos. A realização é da Time Mkt Esportivo, com supervisão da Liesp – Liga de Ciclismo do Litoral de São Paulo e apoio técnico da Confederação Brasileira de Mountain Bike. A Copa Brasil de Downhill conta com o apoio da Preeitura Municipal de São Vicente.



Vídeo Clip elaborado a partir de imagens e fotos do sábado e do domingo dias da final e da Super Final do Downhill Urbano Descida da Escada de Santos no Monte Serrat em 06 e 07-02-10, que reuniu os melhores pilotos de todo o mundo, com destaque para os atletas brasileiros que mandaram muito! Você pode ver reportagens no www.professorarnaldomtb.com.br