domingo, 8 de abril de 2012

Rubens Donizete Valeriano é bronze no Panamericano de MTB na cidade de Puebla - México

Notícia extraordinária:

Categoria Elite no Panamericano de MTB 2012: Ganhou o estadounidense Todd Wells, segundo Catriel Soto da Argentina, e em terceiro o nosso brasileiro Rubens Donizete Valeriano trazendo a medalha de bronze estampada no peito. Paolo Montoya sofreu com um furo no pneu e teve que abandonar a disputa.

Com esse resultado Rubinho marca 120 pontos no ranking internacional e segue firme rumo a Londres.



Depoimento de Rubens Donizete Valeriano à "Nóis na Fita A TV"

Professor Arnaldo, publiquei um relato no facebook, , mas irei acrescentar algumas coisas, como por exemplo, a saudade que estou sentindo de feijão, não tem feijão no méxico professor, 15 dias sem feijão rsrsrrs.
Bom, a competição foi mesmo dura, quando vi os colombianos e mexicanos ganhando quase tudo nas outras categorias, senti que, mais uma vez, a altitude poderia beneficiar eles, e nos prejudicar, como foi na Colômbia, sem desmerecer é claro, pois são atletas excelentes.

Além disso, tinha visto algumas fatalidades acontecer, como foi o caso do Nicolas, no dia anterior, e do próprio Fred no mesmo dia, ambos com boas chances de conquistar ouro. Mas, também tinha coisas boas, o Brasil tinha conquistado bronze no Team Relay, ouro com Ricardo Machado, ouro com Raíza Goulão, e mais as medalhas do DH. E foi com o pensamento positivo, portanto, que alinhei, na primeira fila, ao lado de duas feras internacionais do MTB, e grandes favoritos, Todd Wells, e Catriel Soto.
Consegui fazer uma boa largada, já na primeira volta, estava no primeiro grupo, com Henrique e Catriel. Mas, logo o americano veio, conquistou a liderança, que não perdeu mais até a linha de chegada. Também Catriel se manteve constante na segunda colocação, ficando com o bronze, e eu, desde a segunda volta na terceira colocação, pedia à Deus, que não tivesse um pneu furado, e graças à Deus, consegui a medalha de bronze, com uma imensa dor no peito, devido à altitude, mas muito feliz em poder erguer a bandeira do Brasil na linha de chegada.
Henrique Avancini teve problemas técnicos, mas ainda assim, marcou 32 pontos no ranking internacional, e Edivando, depois de uma queda, perdeu posições e conseguiu marcar 55 pontos. No total somamos 207 pontos para o Brasil nesta etapa, e no total, somamos 475 pontos até o momento.
Destaque ainda na elite masculino para os resultados de Ricardo Pscheidt - 7° lugar, e Daniel Zóia - 14° lugar.
Demos mais um importante passo na corrida pela vaga, mas é claro, ainda faltam 3 etapas. Temos de ser persistentes.
Agradeço à todos que torceram. Agradeço minha equipe MERIDA-FOX Racing-TMP, aos meus apoiadores, e claro, ao meu treinador, Cadu Polazzo, que vem realizado um excelente trabalho.
Próximo passo: Portugal

Abraços Professor Arnaldo
(Veja também a Entrevista de Rubinho no site oficial da Merida Bikes)
O calvário de Henrique Avancini
Certos acontecimentos estão além da minha compreensão. É isso o que tenho aprendido ultimamente. Hoje foi mais um dia em que aconteceram coisas difíceis de acreditar durante a corrida do Campeonato Panamericano de MTB no México. Na primeira volta larguei bem e liderava a prova junto com Catriel Soto e Rubinho. Logo no começo abrimos um pouco. No final da volta o americano Todd Wells encostou em mi...m e começamos a longa descida final...foi quando rasguei o pneu traseiro, corri toda a descida sem acreditar que estava acontecendo aquilo comigo...cheguei no ponto de apoio(que era longe) troquei a roda e voltei pra prova...No final da segunda volta outro furo...Não acreditei...Coloquei um gás selante e fui...peguei outro gás no apoio e coloquei novamente no final da terceira volta...

Eu passava os caras e perdia tempo parado...Então na quarta volta(essa é inédita!) em uma descida de pedra o power link da corrente abriu e perdi a corrente e só vi lá na frente...larguei a bike e voltei correndo na contra mão e não achava a corrente, até que um espectador gritou: "Tá aqui!", peguei e então ia correndo até o outro apoio(1,5km) quando vi um mexicano parado com a bike furada, perguntei se ele estava com power link e ele disse que sim...tiramos e coloquei minha corrente...Na última volta terminei a prova com intuito de marcar alguns pontos no ranking UCI, já que mesmo com esse resultado, ainda sou um dos três pontuadores para o ranking olímpico (pois marcam somente os 3 melhores pontuadores no ciclo olímpico) junto com Vando e Rubinho. Terminei na 20° colocação.

Resultados: 1.Todd Wells 2. Catriel Soto 3. Rubinho Valeriano 7. Ricardo Pscheidt 13° Edivando de Souza Cruz(levou um tombo forte na última volta) 14° Daniel Carneiro Zóia


Os apuros pelos quais passou Roberta Stopa










“Sem a presença das Americanas e Canadenses a briga ficou apenas com as Latinas Americanas e considerando o fator altitude prova se tornou muito dura. Fui a primeira atleta a ser chamada no alinhamento (que honra) e estava me sentindo muito bem, larguei forte e logo assumi a ponta, na subida mais longa do percurso fui alcançada por 4 atletas e fiquei ali na briga pela medalha de BRONZE até a terce...ira volta (total de 4) quando furei meu pneu e perdi muitas posições. Arrumei e fui em busca do meu melhor, me desgastei muito tentado recuperar as posições e acabei ficando mal para completar a última volta, terminei na 11ª colocação e confesso que estou muito feliz com esse resultado individual. Além é claro do BRONZE no Team Relay.

Obrigada a todos que fizeram isso se tornar realidade e podem se sentirem com uma medalha de BRONZE no peito, pois ela é nossa, de todos os Brasileiros.!!!”


As contas do Professor Helio Souza

Segundo o Professor Helio Souza da HE Treinamento esportivo, após o campeonato Panamericano.... Se as minhas contas não estiverem erradas e de acordo com os critérios adotados pela CBC, o representante masculino, caso o Brasil conquiste a vaga no mountain bike,  estará entre Rubens Donizete Valeriano, que terá mais três provas para ajudá-lo a carimbar o passaporte para Londres. O momento agora é de união, torcida e energias positivas para o mountain bike.


Flasches da feras do MTB brasileiro no Panamericano 2012 - Puebla - México





Em breve maiores informações...