sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ainda dá tempo de participar do Pedal das Capivaras‏



17/06 - II Pedal das Capivaras - SHIMANO
A SHIMANO PROMOVE NOVAMENTE PEDALADA NA CICLOVIA DO RIO PINHEIROS
Faça parte de nossa luta para a despoluição do Rio Pinheiros, vamos verificar o que mudou nesse ano.

Não perca, breve todas as informações do evento aqui!
HISTÓRIA DO RIO PINHEIROS:
Passou a ser chamado de rio Pinheiros pelos jesuítas, em 1560, quando eles criaram um aldeamento indígena de nome Pinheiros. Foi chamado assim por causa da grande quantidade de araucárias (ou pinheiro-do-brasil) que cobriam a região.
A partir da década de 1920, foram iniciadas as obras de retificação do rio Pinheiros. O objetivo destas obras era acabar com as inundações, canalizar as águas e direcioná-las para a Represa Billings, invertendo o sentido das águas, com a usina elevatória da Traição. Atualmente, o rio Pinheiros recebe efluentes de 290 indústrias e dejetos de 400 mil famílias, despejados nele a partir de vários afluentes, como o Córrego Pirajussara.
Existem projetos e obras de implantação de coletores-tronco e interceptores por parte da Sabesp, que coletariam o esgoto dos bairros e lindeiros ao rio, enviando-as para tratamento em Barueri, garantindo e prometendo a sua recuperação e a volta de alguns tipos de peixes e plantas em suas águas.
Sabe-se que a vida tem resistido a toda a degradação do rio. Capivaras, gaviões, quero-quero, garças africanas, cobras, ratões do banhado e até um jacaré sobrevivem ao longo do Rio Pinheiros.

TRAJETO:
Serão 32 km de pedal:
Bike Park,
Ciclo faixa da Cidade de São Paulo,
Ciclovia Marginal Pinheiros acesso Estação Vila Olímpia,
Retorno no extremo da ciclovia e
Caminho inverso até o Bike Park.