sexta-feira, 20 de julho de 2012

Último dia para você ciclista, maravilhar-se no UWCT Rio, que rola no Rio de Janeiro, no próximo dia 29 de julho

Clique aqui e inscreva-se!

O Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, possui uma topografia especial para quem quer fazer a pratica do ciclismo seja realizada de forma competitiva ou como lazer. A combinação de uma cidade tipicamente plana e que tem em seu coração a maior floresta urbana do mundo com suas diversas subidas , permite ao praticante passeios e treinos deslumbrantes, sem falar - mos de uma malha ciclo viária que atende vários bairros.

Dia 29 de julho com largada as sete horas da manha ira ser realizada pela primeira vez no Brasil na "Cidade Maravilhosa" uma etapa do UWCT campeonato mundial ciclismo amador, evento que oferece a todos a oportunidade para os primeiros 25% de cada categoria de ter uma vaga para poder disputar o Campeonato Mundial Amador que acontecerá na África do Sul em Agosto.

O Percurso, belíssimo irá começar e findar num mesmo local , o sambódromo, conhecido internacionalmente por nosso carnaval e que também será um dos palcos dos jogos olímpicos de 2016.

Esta prova , de topografia plana ,  permitirá aos ciclistas um show de velocidade e estratégias para a vitória.  Saindo do sambódromo, os ciclistas irão seguir em direção a Av. Presidente Vargas , passando pela Central do Brasil,  e por ruas do centro da cidade, alcançarão o aterro do Flamengo , obra elaborada por Burle Max.


Ao chegar no aterro , o pelotão, passará pela praia de Botafogo , Av Princesa Isabel e praia de Copacabana onde retornam no posto 6, pela orla da praia mais conhecida do mundo.

No caminho de volta os ciclistas e o público poderão contemplar mais  uma vez a praia de Copacabana , aterro do flamengo , com o Pão de Açúcar a direita e seguirão em direção ao elevado da perimetral , pouco explorado no Rio em provas de ciclismo palco da Copa America de Ciclismo e que em breve será demolido para o projeto Olímpico que irá revitalizar aquela área da cidade onde já existe a cidade do samba.

Retornando na perimetral , o ciclista, "pegará"  uma agulha ,  (saindo da cidade para a zona sul) e estarão "mergulhando"  atrás da Igreja da Candelária marco da cidade maravilhosa. O percurso,  pela Av. Presidente Vargas, seguirá em direção a Central do Brasil . Neste trecho,  os atletas darão nova dinâmica a prova , pois teremos um circuito urbano com cinco voltas, onde as oscilações de velocidade constantes vai exigir do pilotos explosão e expertise na pilotagem, para o sprint final no sambódromo.


Pontos importantes para uma prova segura:

- as curvas que dão acesso as ruas no centro da cidade fazem alguns cotovelos, desta forma evitar os  cantos de rua que podem estar sujos;
- na avenida Presidente Vargas , alguns ralos não são devidamente nivelados;
- no aterro do flamengo, apesar do horário e de totalmente gradeado para os atletas, há um grande número de praticantes de atividade física e ali ha uma espaço para lazer, desta forma MUITA ATENÇÃO, principalmente na volta pois será um pouco mais tarde ;
- assim como no aterro do Flamengo , a praia de Copacabana também estará em horário para lazer;
- no percurso de ida para a zona sul o ciclista irá passar em dois túneis que apesar de iluminados , devem ter atenção pois geralmente os ciclistas estarão de óculos escuros. Na volta, será um túnel apenas e após cruzado, em frente ao Rio Sul, atenção para alguns ralos também desnivelados;
- no elevado da perimetral, muito cuidado com as juntas de dilatação do viaduto e evitar mudanças drásticas de direção em cima das mesmas;
- a curva, na perimetral, que dará  acesso  a Candelária , tem uma agulha  (para os carros que sobem da Presidente Vargas  como já descrito anteriormente) e portanto a mesma será ser feita com extremo cuidado;
- bicicletas de contra relógio assim como fones de ouvido, SÃO PROIBIDOS;
- em provas de ciclismo não atenda seu telefone nem ligue para ninguém, pondo em risco outros atletas;
- em caso de furo sai da pista para o acostamento;
- caso seu intuito seja de participar de uma prova e descobrir a emoção do ciclismo, mas sendo inexperiente, evite sair na frente ou andar em grandes pelotões.
- ciclistas inexperientes ou mais lentos , permaneçam sempre na pista da direita em fila indiana, dando passagem aos ciclistas mais rápidos;
- ciclistas inexperientes ao serem ultrapassados, não desviem sua rota nem se assustem;
-  de acordo com as regras da UCI, capacete afivelado é de uso obrigatório;
- os ciclistas mais experientes devem alinhar cedo para garantir uma vaga próximo ao, bloco da Elite;
tenha o máximo de atenção, sua segurança e de terceiros depende do seu comportamento.
Boa prova para todos e aproveitem uma prova que será um dos marcos do ciclismo na cidade, nós encontramos na largada.
Walter Tuche

Carioca professor de Educação Física formado em 1983 pela Universidade Gama Filho. Minha formação foi também constituída por uma Pós Graduação em Treinamento Esportivo (FOA, 1990), MBA em Administração Esportiva (FGV, 2000) e um Mestrado em Ciência da Motricidade Humana (UCB, 2004). Atua como Treinador da Walter Tuche Assessoria Esportiva e Personal Trainer.