sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bike: Fittipaldi encara desafio de 600 km em duas rodas


Piloto brasileiro disputará o Brasil Ride, maior desafio do Mountain Bike nacional, ao lado do atleta Odair Pereira
Um dos pilotos mais versáteis do automobilismo nacional, com passagem pelas mais diversas e importantes categorias do mundo, está diante de um novo desafio, um dos maiores da sua vida, só que desta vez em duas rodas.

O paulista Christian Fittipaldi, de 41 anos, vai encarar sete dias de disputa no maior desafio de mountain bike do país, o Brasil Ride. A prova será realizada entre os dias 23 e 29 deste mês, na Chapada Diamantina, na Bahia, reunindo centenas de atletas nas disputas entre serras, vales, rios e trilhas em uma das paisagens mais belas do país.

Para encarar provas de 80 a 100 km, em média, por dia, o piloto terá como companheiro na equipe Scott o experiente Odair Pereira, atleta com grande experiência no mountain bike, que já competiu e morou no exterior. Entre outras conquistas, Pereira foi campeão do Iron Biker em 2003, vice-campeão Brasileiro no mesmo ano e, em 2002, conquistou a medalha de bronze no Sul-americano da modalidade.

"Estou extremamente curioso para disputar o Brasil Ride. Gosto de uma ‘brincadeira nova’", declara Fittipaldi. "Eu e o Odair começamos a treinar para a prova em maio e já andamos perto de 2.500 km nos treinamentos. A primeira meta vai ser terminar a prova, que sem dúvida exige bastante fisicamente", comenta o piloto, que começou a andar de bike em 1997, após um acidente na Fórmula Indy. A prática do esporte ajudou na recuperação de Fittipaldi, que tomou gosto pela bicicleta e desde então não parou mais de praticar.

O piloto sabe que as limitações no Brasil Ride serão mais da sua parte, uma vez que o companheiro já tem experiência em provas deste estilo. "O Odair tem muita bagagem e experiência neste tipo de prova. Mas também quero ser o máximo possível competitivo, dentro das minhas limitações", admite Fittipaldi, único brasileiro até hoje a ter competido nas três principais categorias do automobilismo mundial (F-1, Indy e NASCAR).

Ao contrário do piloto, Odair Pereira não é um estreante no evento. O atleta já disputou uma edição do Brasil Ride, a primeira em 2010. "Temos treinado procurando equilibrar as diferenças físicas e técnicas para que possamos fazer uma boa prova", destaca Pereira.

O atleta também comentou sobre a sua primeira participação no evento. "Corri ao lado do Edivando Souza Cruz (atleta) e estávamos bem preparados. Vínhamos na terceira colocação até um acidente impossibilitar o Vando de continuar. Essa é uma característica deste tipo de prova. Temos sempre que andar em dupla. Se um se machuca, a prova acaba para a dupla", explica.

Para a edição de 2012, Pereira diz que pensa em "se divertir muito". "Não tenho expectativa de brigar pelo pódio desta vez. O Christian tem treinado com afinco e melhorou bastante, principalmente sua pilotagem em trechos de trilhas, por isso acredito que ele vai se divertir também", acredita.

O experiente atleta também fala sobre os maiores desafios de um evento de ultramaratona como este: "Manter a calma e a estratégia, respeitar seus limites e se recuperar a cada etapa. É normal dizer que a prova só começa a partir do terceiro dia. No Brasil Ride, eu penso que o segundo dia é o mais longo e mais duro de todos", completa.

O Brasil Ride reúne, lado a lado, amantes do esporte e feras do MTB nacional e mundial. O objetivo da prova não está apenas na vitória, mas na superação de limites, no contato direto com a natureza e na troca de experiência entre os atletas.

Serão aproximadamente 600 km de percursos nos setes dias do evento, com largada e chegada na cidade de Mucugê.


Confira a programação do Brasil Ride:



Etapa Local Dist Alt Tempo 1ª etapa (Prólogo) Mucugê 24,5 km 315m 3h
2º Etapa Mucugê/Rio das Contas 143,56 km 3072m 11h30
3º Etapa Rio das Contas 35 km 763m 4h
4º etapa Rio das Contas 81,5 km 2343m 9h
5º etapa Rio das Contas/Mucugê 93 km 1750m 10h
6º etapa Mucugê 103 km 1276m 10h
7º etapa Mucugê 62 km 530m 9h



Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo Twitter:

@fittitweet