segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Érika Gramiscelli soberana na Copa Inconfidentes nas Minas Gerais

Fotos: Ox Vídeos 
Vídeo: Na Alta

Érica Gramiscelli, uma das atletas mais completas do Cross Country, vence a etapa Maratona XCM da Copa Inconfidentes e de quebra ainda se consagra como campeã da edição 2012. Na Elite Masculino, Lukas kaufmann vence na etapa, mas Daniel Carneiro Zoia é o campeão da temporada.

Assim, esbanjando força e técnica, a mineira de Belo Horizonte, Érika Gramiscelli, completou as 2 voltas do duro percurso, com quase meia hora de vantagem sobre Liege Walter, seguidas por Aline Lomblello, Isabela Lacerda e Glaidiany Resende, respectivamente.



Na Elite masculino o gringo Lukas Kalfmann, que inicialmente veio ao Brasil para a edição 2011 do BRASIL RIDE, gostou tanto das terras mineiras, que ficou por aqui mesmo e aproveitou para vencer na etapa, que teve como campeão indiscutível na edição 2012 da Copa Inconfidentes, o mineiro de Viçosa, Daniel Carneiro Zóia, que demonstrou ser um dos melhores pilotos da atualidade.





Daniel Carneiro é campeão da Copa Ale/Premo Inconfidentes de MTB 2012!

Ciclista da equipe Tripp Aventura / Specialized conquistou a medalha de bronze na última etapa neste domingo (9), no Pesque Pague Campestre, em Itabirito/MG e sagrou-se campeão geral da competição que é uma das mais importantes do mountain bike em Minas Gerais e completa cinco anos em 2012.

“O resultado foi muito bom para mim e para a minha equipe, a Tripp Aventura, que me dá total apoio. Eu sempre entro focado nessa competição e consegui fechar bem a minha participação”, frisa Carneiro que garantiu a vitória geral após ter vencido as duas primeiras etapas. 
Foto: Bianca Fernandes 


Competição reuniu mais de 1.300 pessoas no último domingo na cidade de Itabirito, Minas Gerais

Calor, poeira, determinação e muito pedal fecharam com estilo a última etapa da Copa Ale/Premo Inconfidentes e Copa Shimano/Tripp de Amadores de MTB, que aconteceu neste domingo (9), no Pesque Pague Campestre, em Itabirito/MG. Cerca de 350 bikers participaram da competição e mais de 1.300 pessoas estiveram presentes para prestigiarem a corrida. Os campeões gerais da competição foram o mineiro Daniel Carneiro (Tripp Aventura), na Elite Masculino e a também mineira, Érika Gramiscelli (Circuit Pindamonhangaba/Funvic), na Elite Feminino. 

Em detalhes, o Desafio RST de Maratona
A prova, batizada de Desafio RST de Maratona, foi, como o próprio nome indica, no formato maratona e exigiu técnica e resistência dos atletas, que pedalaram 24 km por volta. O clima foi o maior rival dos bikers, já que no local a temperatura estava 33º e a umidade do ar em 21%. Mas, isso não desanimou os competidores, que se empenharam ao máximo para completar o circuito.

A largada aconteceu às 10h, com intervalo de dois minutos entre as categorias. Os atletas das categorias Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50, Elite Masculino, Elite Feminino, Sub-23, Sub-30 e Júnior deram duas voltas no circuito. As demais categorias deram apenas uma volta. 

A disputa na Elite Masculino foi emocionante. O suíço Lucas Kaufmann (Leo Bike/Fuji) fez uma boa largada e manteve a primeira colocação até o final da prova. “Estava muito calor e as subidas são muito inclinadas. Mas o percurso é muito bonito e estou feliz com a vitória”, conta o vencedor da etapa, que completou a prova em 2h e 47 minutos.

A briga ficou acirrada mesmo foi para a segunda posição na Elite Masculino. Gustavo Santos (LM Shimano/Tripp) e Daniel Carneiro largaram próximos. Porém, Daniel caiu na primeira volta e ainda precisou trocar o pneu, que furou durante a prova. Ainda assim, o mineiro conseguiu a terceira colocação na etapa e garantiu a vitória geral no campeonato, já que tinha ganhado as duas primeiras etapas. “O resultado foi muito bom para mim e para a minha equipe, a Tripp Aventura, que me dá total apoio. Eu sempre entro focado nessa competição e consegui fechar a minha participação com chave de ouro”, frisa Carneiro. 

O campeonato para a Elite Feminino estava bem competitivo e a etapa final definiria a vencedora geral. Na primeira etapa, levou a melhor Roberta Stopa. Na segunda etapa, a vitória ficou com Isabella Lacerda. Na última etapa, Érika venceu com folga a maratona, completando as duas voltas em 3h e 22 minutos. Como tinha conquistado os terceiro e segundo lugares nas provas anteriores, somou pontos suficientes para vencer o campeonato. “Essa prova é uma caixinha de surpresas e, apesar de não ser a minha especialidade, estava bem preparada, pois já vinha treinando e participando de outras provas. Larguei muito bem e consegui nesta competição o meu melhor desempenho. O calor a poeira foram as principais dificuldades. Já o circuito foi excelente, pois mescla descidas técnicas, rápidas, subidas, trechos com rio e um túnel sem iluminação, que é muito bacana”, conta.

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento, que visa estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas.

Ações

Durante a competição, os atletas receberam o auxílio mecânico da SHIMANO, que realizou a manutenção nas bicicletas. Além disso, os atletas contaram com os serviços do NEREA EQUIPE DE RESGATE, que ficou posicionada em pontos estratégicos da pista para garantir a segurança dos atletas. Pontos de hidratação, também foram montados ao longo do percurso para refrescar os bikers, que ainda contaram no final da prova com uma tenda que distribuiu mais de 200 litros de isotônico Carbo Energy Dry, cedidos pela DYNAMIC LAB.

Premiação

Os vencedores foram contemplados com medalhas e kits da ALE COMBUSTÍVEIS, CURTLO e SHIMANO. A LM BIKE, empresa representante da RST SUSPENSÕES, garantiu uma premiação reforçada aos atletas, disponibilizando dez suspensões para serem distribuídas entre os primeiros lugares das categorias da Copa Inconfidentes. A empresa também forneceu duas suspensões RST First Air, a mais top da marca, e dois troféus estilizados para os vencedores gerais da Elite Masculino e Feminino. 

Já cada integrante da equipe vencedora da competição, a Alto Rendimento Team A, recebeu uma mochila de hidratação Kalahari e uma camisa da CURTLO.

Os demais resultados da prova você confere no site www.copainconfidentes.com.br.




Copa Inconfidentes de Mountain Bike - Setembro 2012 - Itabirito MG - NAALTA.NET

Vídeo da última etapa da Copa Inconfidentes de MTB 2012. Local: Pesque Pague Campestre - Itabirito MG / 9 de Setembro de 2012 / filmagens e  edição: Raquel Couto - keka