segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brasil Ride: Christian Fittipaldi completa ultramaratona de mountain bike

Foram sete dias de superação. Por isso, a felicidade não poderia ser maior para o piloto Christian Fittipaldi, que completou no último sábado (dia 29) seu primeiro Brasil Ride, a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, que foi realizada na Chapada Diamantina, na Bahia.

Realizado em duplas, o evento teve a disputa de sua 3ª edição, reunindo 145 duplas do mundo todo. Fittipaldi, apaixonado por bike, correu ao lado do ciclista Odair Pereira, atleta profissional de MTB, que tem títulos importantes no esporte e já havia disputado o Brasil Ride uma vez.

Foram 600 km, muito calor e desafios superados. No sábado, a 7ª e última etapa teve 47,91 km na cidade de Mucugê. No geral, Fittipaldi e Pereira completaram a prova no 31º lugar, com 30h41min30s. Na categoria, ficaram em 22º e, entre as duplas brasileiras, foram 14º.

Os portugueses Luis Leão Pinto e Tiago Ferreira foram os campeões da 3ª edição do Brasil Ride, com o tempo de 23h24min58s.

"Terminar em 31º, entre quase 150 duplas, superou as minhas expectativas. Tínhamos um objetivo inicial, de andar no meio do bolo, e acabamos sendo até mais rápidos. Estivemos sempre muito bem na parte técnica, mas faltou um pouco de força nas pernas no meu caso. Com um pouco mais de trabalho muscular, eu teria aguentado melhor, especialmente no final", comentou o ex-piloto de F-1, que atualmente corre na Copa Fiat.

A paixão pela bike começou em 1997, quando o piloto passou a praticar o esporte para se recuperar de um acidente na Fórmula Indy.

"Estou muito contente por ter chegado ao final. Depois do segundo dia, quando tivemos uma etapa muito difícil, com 143 km, passamos a pensar apenas em pedalar, comer e dormir. O objetivo é sempre tentar se recuperar para o dia seguinte. Dá muita fome e você tem que se cuidar para estar pronto para a maratona da próxima etapa", lembrou.

Perguntado se já pensa em voltar em 2013, o piloto é enfático: "Agora só pensava em voltar pra casa (risos). Mas quem sabe. Vamos avaliar, ver como seriam os treinamentos e pode ser que a gente repita no ano que vem", finalizou.

O Brasil Ride reuniu, lado a lado, amantes do esporte e feras do MTB nacional e mundial. O objetivo da prova não está apenas na vitória, mas na superação de limites, no contato direto com a natureza e na troca de experiência entre os atletas. 

Veja os resultados completos no seguinte endereço: http://brasilride.com.br/site/resultados/

Acompanhe o piloto Christian Fittipaldi pelo Twitter:
@fittitweet

Foto: Ivan Padovani