quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alessandro Pimentel representa o Brasil no Sul-Americano de Triathlon de Longa Distância no Deserto do Atacama-Chile

Triatleta estreia sua Specialized Shiv numa das competições mais extremas do planeta!

O triatleta e educador físico Alessandro Pimentel, de 39 anos da cidade de Taubaté (SP), também é conhecido como “homem titânio”, participa neste final de semana (25.11) do Campeonato Sul-Americano de Triathlon de Longa Distância, que será realizado na Bahia Inglesa, na cidade de Copyapo, numa das regiões mais exóticas do Planeta, o Deserto do Atacama, no Chile.
A competição com 1.900 metros de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida, corresponde a mesma distância de um meio Ironman (70.3). O evento oficial é organizado pela Confederação Chilena de Triathlon, em parceria com a Patco, Confederação Pan-americana da modalidade e ITU (União Internacional de Triathlon), e vai reunir praticantes do triathlon: Sprint, Olímpico e Longa Distância.

“Essa prova caracteriza-se pelas condições extremas. Segundo os próprios organizadores, esta é a prova na distância 113K (soma-se as três modalidades) mais difícil do planeta! A natação de quase 2km na Bahia Inglesa será iniciada com temperaturas frias (previsto entre 5 a 10 graus Celsius) no horário da largada às 7 manhã. Ao final da corrida, a temperatura pode alcançar os 50ºC! Neste clima extremo, o risco é a hipotermia, por isso o uso da roupa de neoprene (borracha) é obrigatório na natação”, explica Alessandro Pimentel já acostumado a superar desafios ao longo dos 21 anos consecutivos de carreira na modalidade.

Para a etapa do ciclismo, Alessandro Pimentel está preparado com uma arma especial, sua novíssima Specialized Shiv, considerada a bike mais veloz para triathlon: “Os 90km de ciclismo serão com ventos constantes no trajeto pelo deserto e com previsão de temperaturas altas”, projeta.

O triathlon de longa distância finaliza após os 21 quilômetros de corrida sob clima árido do Deserto do Atacama, com grande variação altimétrica, que pode causar inchaços nos pés, falta de apetite e sede, e em alguns casos, náuseas e tonturas, quando ocorrer a desidratação.

“Não posso ir contra a natureza, ela é soberana, por isso minha estratégia sempre foi aliar-se à ela, em virtude das experiências adquiridas nesses 21 anos no triathlon. Por isso realizei um treinamento específico para chegar o mais próximo do que vou enfrentar no Deserto. Fiz uma periodização de 11 semanas, esta fase foi uma re-adaptação para o segundo semestre de provas, já que começo do ano tive um semestre vitorioso com o trabalho focado nas distâncias de Cross Triathlon e Triplo Olímpico. Agora será um novo desafio de resistência física e mental”, avalia o desportista que teve as últimas semanas com muitos treinos longo, intensos e solitários.  

A preparação final de Alessandro Pimentel contou com inúmeros treinos no horário do almoço para simular as condições mais quentes possíveis.

“Os treinos de corrida e ciclismo sempre foram realizados sob altas temperaturas entre 33 a 40 graus Celsius, para conseguir me adaptar as agressões do sol e calor. Meu tempo médio nesta distância de competição fica entre 4 horas a 4 horas e 30 minutos de prova. Por isso, mesmo com toda dificuldade do deserto, minha grande vitoria será conseguir realizar a competição neste tempo determinado, sobretudo, sobreviver competitivo dentro da corrida, economizando o máximo de energia possível metro após metro, e assim, assegurar um lugar no pódio, como aconteceu nas minhas últimas 4 participações no Sul-americano”, revela Pimentel que é o atual lider do Ranking Brasileiro de Cross Triathlon e segue em condição de brigar pelo título na temporada 2012 no “Triathlon de Longa Distância”.

“A vida é um milagre a cada dia. Eu, você e todos nós somos vencedores. Somos um grão de mostarda no planeta, entretanto, através de muito trabalho, fé e perseverança, nós conseguimos alcançar nossos objetivos. Deus nos capacitou de vários talentos, por isso procuro utilizar estas ferramentas e evoluir sempre, com seriedade e profissionalismo em tudo que faço. Desde cedo tive que ter responsabilidades em minha vida e isso me fez ser forte, aprender a lidar e se adaptar com todas as situações, dentro do mundo esportivo e pessoal. Para esse propósito, Deus me colocou grandes pessoas em meu caminho”, agradece Alessandro Pimentel.

Pimentel é patrocinado por: Construtora Araújo Simão, SPECIALIZED, Pedal Power, SRAM, Oakley, Gatorade, 2XU, Milclean, MedicPes, SELT Taubaté. Assessoria de Imprensa Bike na Mídia. O website oficial do triatleta contém toda sua trajetória e conquistas, acesse: http://www.alessandropimentel.com



Sobre a Specialized:

A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas para ciclistas. Com sede no norte da Califórnia, somos uma empresa focada em produtos técnica e funcionalmente avançados para as necessidades dos ciclistas, oferecendo os melhores benefícios de desempenho. Mais informações: www.specialized.com.br