domingo, 21 de abril de 2013

Otávio Bulgarelli vence última etapa e é o campeão do Tour de Santa Catarina


Ciclista completou a subida da Serra do Rio do Rastro em 1h26min02s e cruzou sonho a linha de chegada

Otávio Bulgarelli, da equipe Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi, de São José dos Campos (SP), venceu neste domingo (21 de abril) a última etapa do Tour de Santa Catarina e conquistou o título de campeão. O ciclista, muito emocionado com a vitória na subida da Serra do Rio do Rastro, cumpriu o percurso de 45,4 quilômetros, entre Orleans e Bom Jardim da Serra, com o tempo de 1h26min02s.


Bulgarelli começou a etapa a apenas 2s do líder geral, Murilo Ferraz, da equipe DataRo, de Cascavel (PR). Na subida da Serra do Rio do Rastro, o ciclista escapou do pelotão no último quilômetro da subida, para cruzar sozinho a linha de chegada, a exemplo do que tinha ocorrido na etapa anterior.

Na etapa, Maurício Knapp, da equipe São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo, de Ribeirão Preto (SP) foi o segundo colocado, seguido por Murilo Ferraz, em terceiro lugar, e Magno Prado Nazaret, companheiro de equipe de Bulgarelli, todos com o tempo de 1h26min14s. Na quinta colocação ficou Pedro Autran Nicácio, também da equipe de São José dos Campos, a 1h26min27s.
  
Na classificação geral, Otávio Bulgarelli foi o campeão, com o tempo total de 13h53min18s, com Murilo Ferraz em segundo, a 29s. Maurício Morandi, da equipe Memorial, de Santos, que liderou a prova nas etapas 2 e 3, ficou em terceiro, a 42s. Magno Prado Nazaret foi o quarto colocado, a 46s e Maurício Knapp o quinto, a 50s.

A equipe Penks/Vzan/DKS Bike/Maxxis/Calypso/New Millen, de São Caetano do Sul (SP), ficou com os prêmios de montanha, para Ricardo Andrey Ortiz, e da meta-volante, para Joel Candido Prado.

A etapa que encerrou o Tour de Santa Catarina era a mais esperada pelos ciclistas. Afinal, é na subida da Serra do Rio do Rastro que os melhores escaladores se destacam. Otávio Bulgarelli, que tem 28 anos e mora em Campinas (SP), conta que, desde o semestre passado, treinou muita subida na região de Serra Negra, no interior paulista, e em Três Corações (MG), para se preparar. 



“Essa vitória representa muito para mim, estou muito contente. É uma realização pessoal. Essa é uma das provas mais difíceis do ciclismo brasileiro, talvez a mais difícil. Mas também a mais charmosa”, declarou o campeão.

João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), organizadora da prova, comemorou a retomada da competição, já que o Tour de Santa Catarina não foi realizado em 2011 e 2012. A 24ª edição nem bem acabou e já começam os planos para a próxima edição, que deverá ter o número de etapas ampliado de 5 para 8. “Poucos conseguiram ir tão longe. Foi uma boa retomada, agora é lutar para que o Tour de Santa Catarina não sofra mais interrupções”, diz.


OS CINCO PRIMEIROS DA ETAPA
1 – Otávio Bulgarelli (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) 1h26min02s
2 – Maurício Knapp (São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo) 1h16min14s
3 – Murilo Ferraz (DataRo) m.t.
4 – Magno Prado Nazaret (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) m.t.
5 – Pedro Autran Nicácio (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) m.t.

OS CINCO PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Otávio Bulgarelli (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) 13h53min18s
2 – Murilo Ferraz (DataRo) a 29s
3 – Maurício Morandi (Memorial de Santos) a 42s
4 – Magno Prado Nazaret (Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi) a 46s
5 – Maurício Knapp ((São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo) a 50s


Resultados completos no site da Federação Catarinense de Ciclismo

Seleção do Uruguai
Clube DataRo de Ciclismo (Cascavel – PR)
Funvic/Brasilinvest/Marcondes César/Caloi  (São José dos Campos – SP)
Memorial/Prefeitura de Santos (Santos – SP)
Avaí FC/FME/Florianópolis/APGF (Florianópolis – SC)
Penks/Vzan/DKS Bike/Maxxis/Calypso/New Millen (São Caetano -SP)
Brucicle/FM.E.Bruesque/Moofy (Brusque-SC)
Hidrorepell Tintas/FME/Bike Point (Criciúma – SC)
FW Engenharia/Pref. Madalena/Aços Mil/Amazonas Bike (Madalena – RJ)
Seleção Oeste/Chapecó (Chapecó – SC)
Foccus Cobranças Team de Ciclismo (Caxias do Sul – RS)
Tupy/Joinville (Joinville – SC)
São Francisco Saúde/Powerade/Botafogo (Ribeirão Preto – SP)
AFC Diroma Farroupilha (Farroupilha – RS)