terça-feira, 7 de maio de 2013

Ciclistas se organizam pelo País para Dia de ir de bike ao trabalho: 10 de maio

O Professor Arnaldo, editor chefe da "Nóis na Fita A TV" participará da iniciativa.

O projeto Bike Anjo e parceiros vão realizar em 10 de maio o Dia de Ir de Bike ao Trabalho, dentro da campanha “De Bike ao Trabalho”, que incentiva o uso da bicicleta como um possível, saudável e inteligente meio de transporte. O evento, que cairá numa sexta-feira, é inspirado no Bike To Work Day, realizado anualmente em várias partes do mundo para promover a bicicleta como opção de transporte para o trabalho.
O movimento começou nos Estados Unidos, em 1956, organizado pela League of American Bicyclists. No Brasil, não há um início oficial, mas 2013 será o primeiro ano de ação em âmbito nacional com a rede do Bike Anjo - a campanha foi lançada no dia 1º de maio, Dia do Trabalho, e contará com iniciativas durante todo o mês.

Nessa 1ª edição no Brasil, parceiros locais de todo o país estão se mobilizando para organizar atividades, como oficinas de aprendizagem para iniciantes no mundo da bicicleta, café da manhã para quem for de bicicleta ao trabalho e campanhas de adesão de empresas para estimular o uso da bicicleta por seus funcionários. Empresas, organizações e governo também podem inscrever iniciativas e se tornarem "organizações amigas do ciclista". Mais inormações e adesões no sitedebikeaotrabalho.org.
O objetivo das campanhas de incentivo ao uso de bicicleta, como esta, é oferecer uma possibilidade diante das poucas opções de transporte, que têm feito os brasileiros – independentemente de classe social - perderem cada vez mais tempo no trânsito. Condição que gera, segundo ressaltam os organizadores do 10 de maio, "estresse e menos qualidade de vida, em um ciclo vicioso cada vez mais difícil de apaziguar".
"Diante dessa realidade, a bicicleta aparece como uma boa opção de transporte sustentável, uma vez que é um veículo limpo, eficiente e que melhora a qualidade de vida do cidadão. Porém, é necessário que haja incentivos e estímulos para uma prática segura desse meio de transporte, bem como um melhor convívio no trânsito", afirmam os organizadores do 10 de maio.