terça-feira, 6 de agosto de 2013

DANIEL CARNEIRO E ROBERTA STOPA VENCEM A TERCEIRA ETAPA DA COPA ALE/LM BIKE INCONFIDENTES DE MTB E COPA SHIMANO/PREMO DE AMADORES

Competição reuniu mais de 1.200 pessoas neste domingo, no Pesque e Pague Campestre, em Itabirito, Minas Gerais

Força, superação e emoção fizeram parte da terceira e última etapa da COPA ALE/LM BIKE INCONFIDENTES DE MTB E COPA SHIMANO/PREMO DE AMADORES. A competição aconteceu neste domingo (04), no Pesque e Pague Campestre, em Itabirito (MG). 

No formato XCM, a prova reuniu cerca de 300 bikers de todo o país. O mineiro Daniel Carneiro (Tripp Aventura/ Specialized FME Crisciúma) venceu, após disputa acirrada, a Elite Masculina. Já Roberta Stopa (Terra Bike / Multitek Xfusion / MOB / Specialized), de Juiz de Fora, foi a grande campeã da categoria Elite Feminina.


Como toda maratona, o circuito foi bem técnico, com subidas duras e descidas difíceis, exigindo habilidade e atenção dos atletas, que foram compensados com uma bela paisagem durante todo o trajeto. O percurso teve 27 km para os atletas das categorias Sub-55, Over-55, Over-60, Sub-17, Sub-15, Cadete, Expert, Veterano, Feminino Sub-30, Feminino Over 30. A categoria Sub-13 fez um percurso mais reduzido. Já as demais categorias fizeram o trajeto de 49 km.

A competição, que valeu pontos para os rankings mineiro e brasileiro de ciclismo, atraiu mais de 1.200 mil pessoas. “Os atletas gostam de correr no Campestre porque é um lugar que agradável, familiar e que contém uma das melhores trilhas de mountain-bike de Minas Gerais”, frisa Eduardo Soares, organizador da competição.

A prova

Os atletas foram divididos em dois grandes grupos. O primeiro grupo, que correu 49 km, largou às 10h. Já o segundo grupo, que fez o percurso de 27 km, largou às 10h30. Todos os atletas deram apenas uma volta na pista.

O calor e a poeira não desmotivaram os bikers, que fizeram a prova em 20 minutos abaixo do que o estimado pela organização, fechando o circuito longo em 2h10min e o circuito curto em 1h30.

A disputa na categoria Elite Masculina foi emocionante. A largada foi disputada, mas com alguns atletas guardando energia para o meio da prova. Porém, os quilômetros finais foram cheio de adrenalina. Daniel Carneiro e Mário Oliveira estavam muito próximos, disputando roda a roda, mas Daniel conseguiu ter mais energia e venceu com diferença mínima o adversário. “A prova é bem dura, todos colocaram um ritmo muito forte, mas consegui acompanhar e acabei conquistando a vitória”, afirma o campeão da Elite Masculina.

Um minuto depois, Edvando Souza Cruz, o Vando, cruzou a linha de chegada. “Foi a primeira vez que corri a competição no formato maratona e achei a pista muito elaborada, técnica e exigente. Mas, o MTB é isso. É o melhor circuito do Brasil. Larguei achando que a prova seria mais demorada, mas o pessoal estava muito forte. Fiquei em um pelotão menor e mais escapado, até que o Daniel e o Mário se destacaram e não consegui mais acompanhar, mas o resultado foi ótimo. A prova também foi importante para avaliarmos o avaliar meu desempenho, já que no segundo semestre, o calendário tem muitas provas de maratona”, frisa o terceiro colocado da categoria.

A Elite Feminina deu um show à parte. As mulheres mostraram que tem força nas pernas, garra e muita habilidade. Roberta Stopa venceu com folga a última etapa. “O percurso é muito duro e o tempo estava muito seco. Foi uma prova difícil. Larguei na liderança, mas no primeiro ponto de apoio já fui alcançada pela segunda colocada. Andamos parte juntas, mas depois consegui abrir vantagem e administrá-la até o final”, conta a primeira colocada. Em segundo lugar ficou Letícia Cândido e, logo em seguida, Jane Maria de Jesus.

As crianças também puderam se divertir na pista. Os pequenos atletas disputaram na categoria Mirim do evento. O objetivo da provinha é estimular o contato da criança com o esporte e incentivar o futuro do mountain-bike brasileiro. No final, todos subiram no pódio para ganhar as suas medalhas e brindes. 

A briga entre as equipes também foi acirrada. As equipes Alto Rendimento (Itabirito), MTB BH (Belo Horizonte) e Tripp Aventura (Belo Horizonte), brigaram, ponto por ponto, durante as três etapas. Os vencedores foram os atletas da Tripp, que ganharam, cada um, mochilas de hidratação da Curtlo.

Ações

A competição contou com diversas ações dos patrocinadores. A Exceed, suplemento oficial da prova, forneceu barrinhas de proteína e isotônico aos bikers, que puderam renovar suas energias em uma tenda de hidratação.

A LM Bike movimentou o público. Pouco antes dos atletas subirem ao pódio, a empresa fazia uma gincana relâmpago. Quem fosse mais rápido e apresentasse algum componente da bicicleta com uma das marcas distribuídas pela empresa ganhava um kit recheado de brindes.

Os atletas também puderam contar, durante todo o evento, com o auxílio mecânico da Shimano, que fez reparos nas bicicletas e garantiu a segurança dos participantes.

Premiação

Os vencedores foram contemplados com medalhas, brindes da Curtlo, LM Bike, Premo Construções e Empreendimentos, Scott, Ale Combustíveis, Ozmo, e VO2Max.

A Copa ALE/LM BIKE Inconfidentes e Copa SHIMANO/PREMO de Amadores também tem o patrocínio da Ale Combustíveis, Shimano, VDL Siderurgia, Prefeitura de Itabirito. Apoio da Água Mineral Ingá, Nerea, Silque.com, Saae, Pesque Pague e Pousada Campestre, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Os demais resultados da prova você confere no site www.copainconfidentes.com.br.


Mais informações:
www.copainconfidentes.com.br / contato@copainconfidentes.com.br