quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Calor infernal frita os miolos das feras do MTB em mais uma etapa da BRASIL RIDE 2013


BRASIL RIDE PASSA POR BELOS CENÁRIOS E OS PICOS MAIS ALTOS DA CHAPADA DIAMANTINA NA BAHIA
Os atletas ultrapassaram a barreira da metade da prova, em que mais de 280 quilômetros de trilhas já ficaram para trás, somando mais de 5.500 metros de subidas acumuladas superadas
A quarta-feira (14) “ferveu” com temperatura próximas dos 40º Celsius no município de Rio de Contas, na Bahia que é privilegiada pelas suas belezas naturais. Apesar de estarmos no meio do sertão baiano, a região possui muita água, inclusive formando a Bacia do Rio de Contas que nasce em Piatã, a maior da Bahia com 53.334km2, o equivalente a 10% do estado, com montanhas que chegam a 1.600 metros de altitude, com vegetação exuberante.
Além das lindas paisagens, os atletas atravessaram pequenas cidades e vilarejos criados na época criadas em razão da extração do ouro na época do Império, ainda guardando em sua arquitetura o estilo colonial.
Foi comum observar atletas amadores descendo da bicicleta durante a prova para tirar fotografias de seus parceiros pedalando enquanto comentavam sobre o visual, nem parecia que estão na quarta etapa de uma Ultramaratona, aproveitando ao máximo o momento e as paisagens.
Após a prova alguns atletas profissionais comentávam que também aproveitaram o belo cenário, apesar de seus resultados revelarem que andaram muito. O japonês Kohei Yamamoto (Specialized Racing Team), vencedor da etapa junto com seu parceiro o suíço campeão do mundo Christoph Sauser, comentou que chegaram a pedalar mais tranquilos, mantendo um ritmo contínuo e administrando a vantagem.
Em segundo lugar, com apenas 3 minutos atrás dos vencedores, chegaram Hans Becking e Jiri Novak (Superior Brentjens Mountainbike Racing Team), que garantiram a liderança geral na Categoria Open, iniciando a 5ª etapa vestindo a camisa amarela.
Não foi um dia de sorte aos portugueses, Luis Leão Pinto (ESTEVE) teve problemas - seu câmbio traseiro danificado - não completando a prova, e Vitor Gamito (Gold Nutrition) - o campeão da Volta de Portugal que vestia a camisa azul de líder na Máster, teve seu guidão quebrado no quarto quilômetro da prova. “Antes de entrar no single track ele (Vitor Gamito) quebrou o guidão, é assim o esporte, em 2011 estava numa dupla em segundo e quem estava em primeiro tambem quebrou a bicicleta nessa mesma etapa, e  a gente foi campeão em razão da quebra dele, esse ano não deu, faz parte, é o esporte”, comentou Paulo Freitas, que continuará na prova sozinho, ele é um Guarini e faz questão de ir até o fim, ou até onde consegui ir.
 “Estou fisicamente bem, psicologicamente nem tanto, desistir como líder da Categoria Master é complicado”, lamentou Vitor Gamito que acompanhou a chegada de seu parceiro juntamente com o público.
Em razão disso, Bart Brentjens e Abraão Azevedo (Superior Brentjens Mountainbike Racing Team) assumiram a liderança da Categoria Master, “muito longa a etapa, dura, me machuquei, senti muita dor na costela o tempo todo, na trilha foi difícil, eu cai a dois dias atrás; consegui seguir com o Bart, mas tá sofrido”, comenta Abraão Azevedo.
Os brasileiros Henrique Avancini e Sherman Paiva (Caloi) mantiveram a frequência de bons resultados, emplacando a quarta colocação e garantindo a Camisa Branca de líderes na Categoria American.
Na Categoria Feminina mais uma vez Rebecca Rusch e Selene Yeager (Specialized / CF Team) foram a primeira dupla a terminar a prova, sempre muito alegres e simpaticas, mantendo a liderença com a Camisa Laranja. “Foi uma etapa linda, com trilhas bem difíceis, single track muito técnico mas bom, e as pessoas nas vilas foram super amigáveis, as crianças torcendo, o vento refrescante, foi ótimo!”, destacou a entusiasmada Rebecca Rusch.
Cruzando a linha de chegada de mãos dadas, a dupla mista italiana Annabella Stropparo e Piero Pelegrini (Team Hersh Amici di Annabella) venceram a etapa e finalmente lideram na Categoria, vestindo a partir de amanhã a camisa verde. “Começamos devagar e fomos indo, para Piero não ter caimbras, e terminar a etapa, nós vencemos”, comentou Annabella.
Na Categoria Grand Master os Guarinis Heleno Caetano Borges e Dorivaldo Corrêa  de Abreu (Ice Racing Team 2 - Aguiar Tranportes) mantêm a liderança, “hoje foi pancada, tá doendo tudo, foi muito competitiva a prova de hoje, foi um desafio, senão não era Brasil Ride, aqui na Chapada não tem moleza”, ressaltou Heleno.
 Amanhã, quinta-feira (24), teremos mais uma etapa longa, serão 93,58km de percurso e 2.228m de elevação acumulada, com largada em Rio de Contas a partir das  horas da manhã e chegada na mesma cidade.
 Resultados completos no site: www.brasilride.com
Resultados após 4ª etapa
Open / Masculino
1 – Christoph Sauser / Kohei Yamamoto
OPEN / MASCULINO
Time
State/Country
Team Name
Christoph Sauser / Kphei Yamamoto
04:46:37.506
Switzerland/Japan
Specialized Racing Team
Hans Beacking / Jiri Novak
04:49:02.883
Netherlands/Czech Republic
Superior-Brentjens mountainbike racing team
Roel Paulissen/Johan Pallhuber
04:53:42.062
Belgium / Italy
RH-Racing.it
MASTER



Bart Brentjens/Abraao Azevedo 003-1/ 003-2
05:13:14.082
Netherlands/Brasil
Brentjens Mountainbike Racing Team
Juliano Montandon//Andre Luis Guimarães
06:19:00.072
Brasil/Brasil
Ice Racing Teal 3
Claudio Da Mata/ Eduardo Braz
06:49:45
Brasil/Brasil
Green Max / OCE
LADIES / FEMININA



Rebecca Rusch/Selene Yeager 006-1/ 006-2
06:36:25
USA/USA
Specialized / Team CF
Daniela Genovesi/Sabrina Gobbo 005-1/ 005-2
07:23: 23
Brasil/Brasil
RC Bikes / Brasil Ride
Andrea Marcellini/Melanie Leveau 035-1/ 035-2
07:58: 13
Brasil/França
Hora do Blush
MIXED / MISTA



Annabella Stropparo/Piero Pellegrini 021-1/ 021-2
06:00:27
Brasil/Germany
Team Hersh Amici di Annabella
Mateus Ferraz/Ivonne Kraft 007-1/ 007-2
06:21:08
Italy/Italy
Niner / Pedal/ Free Forve
Weimar Pettengil / Julyana Machado
07:30:50
Brasil/Portugal
CBN / Desbrava.com
GRAND MASTER



Heleno Caetano Borges/Dorivaldo Correia de Abreu 134-1/ 134-2
06:32:47
Brasil/Brasil
Ice Racing Team 2 - Aguiar Tranportes
Helio Villela/Pedro Ricciardi Neto 019-1/ 019-2
07:16:54
Brasil/Brasil
Pedal Power / ICE Racing Team
Alfredo Montenegro / Jose Lito Soares
07:320: 55
Brasil /Brasil
Savana


AMERICAN



Henrique Avancini / Sherman de Paiva

04:53:43
Brasil/Brasil
Caloi
João Paulo Firmino / Reginaldo Mariano
05:21:22
Brasil/Brasil
Scott  / Pedal Pro
Silvio Amorim/ Junio Alves Vieira
05:22:45
Brasil /Brasil
CEMIL