sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Em temporada de superação, Edivando Cruz coleciona títulos e pódios

Mountain Bike
Atleta patrocinado pela ProShock foi presença constante no Top-5 das principais provas do Brasil
Um dos principais atletas do mountain bike brasileiro, Edivando de Souza Cruz se dividiu entre as bikes de 29” e 27,5” durante o ano de 2013. O que era para ser um ano de adaptação acabou sendo muito mais do que isso: o ciclista patrocinado pela ProShock encerra a temporada com 10 participações no Top-5 nas principais provas do país, incluindo quatro títulos.
Há anos figurando entre os melhores do MTB nacional, Vando encerra o ano feliz com o seu desempenho. Campeão do GP Ravelli, do X-Terra Ilhabela e das etapas iniciais da Copa São Paulo e da Copa Inconfidentes-MG, o atleta paulista aponta a rápida adaptação às bikes 29” e 27,5” como fator fundamental para conseguir bons resultados.

“Em 2012 as bicicletas 29” entraram forte, e nesse ano comecei pedalando também as 27,5”. Levei um tempo para me adaptar, pois fiz testes para saber na real quais são as vantagens de cada tamanho. Evoluí bastante e hoje sei quando usar cada uma delas”, explica.  
Além da adaptação pessoal às novas tecnologias do mountain bike, Vando lembra que o nível dos atletas brasileiros vem subindo ano a ano – um motivo a mais para comemorar as conquistas obtidas em 2013.
“Diferente de 2012, neste ano estive mais voltado para me adaptar e focando nas principais provas. O nível do MTB é mais alto a cada e ano e fiquei feliz por estar no Top-5 nas principais competições. Aprimorei o treinamento ao lado do meu treinador Hélio Souza e consegui ótimos resultados”, comenta o atleta, que disputou as Olimpíadas de 2004, em Atenas, representando o Brasil
Projetos – Nem só de competições foi feito o ano de Vando. Assim como no ano passado, em 2013 ele participou ativamente dos novos lançamentos da ProShock. A linha de suspensões com a tecnologia P32, lançada no último mês de junho, contou com a preciosa colaboração do atleta olímpico. 
“Já nas primeiras competições deste ano eu já estava pedalando a nova Onix de 32mm no modelo 29”. Desde janeiro até a chegada nas lojas no meio do ano fizemos muitos teste, sempre estou em contato com os engenheiros da ProShock. Os caras são gênios e sempre estão trazendo alguma novidade”, comenta Vando.
“Começa na ideia, que é passada para o computador. Depois eles produzem o protótipo e ela vem para a minha bike. Aí trocamos informações, pois tenho a oportunidade avaliar os produtos em todo tipo de condição, tanto de pistas, como os climas diferentes em diversas regiões do país. O legal é que o pessoal também pedala e tem experiência para aplicar também como pilotos. É muito gratificante fazer parte deste desenvolvimento”, complementa.
2014 – Para a próxima temporada, objetivo do atleta é manter os mesmos patrocinadores e apoiadores de 2013. Após 20 anos de pedal, ele tem a certeza de que construiu uma história de respeito no MTB, mas não deixa de buscar novos e melhores resultados.
“Estou sempre olhando para frente, sempre tem algo que posso melhorar. Ao longo destes anos pude viver o MTB quase desde seu início e sei que é um esporte de constante evolução. As provas mudam, as bikes mudam, as técnicas de treinamentos mudam e você tem que estar sempre atualizando”, explica o atleta, que já teve as suas férias e recentemente iniciou os treinos para próxima temporada.
Além da ProShock, Edivando de Souza Cruz é patrocinado pela Astro, Vzan e Memorial-Santos. O atleta também tem apoio da Maxxis-Calypso, X-pedo, He Treinamento Esportivo, ASW, Louis Garneau e Bolsa Atleta.
A ProShock System é uma empresa orgulhosamente 100% brasileira, focada em inovação. Os produtos são desenvolvidos com tecnologia de ponta, direcionados para performance, segurança e comodidade do ciclista.
FOTOS: Álvaro Perazzoli 
LEGENDA FOTO1: Edivando Cruz durante o Shimano Short Track.
LEGENDA FOTO2: Edivando Cruz durante participação na Copa Internacional de MTB