sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Henrique Avancini começa o ano na melhor posição da história de um brasileiro no ranking internacional de mountain bike

Ranking da UCI divulgado no último dia de 2013
colocou o ciclista na 15ª posição


A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou na semana passada, a última atualização de 2013 do ranking administrado pela entidade, o principal do ciclismo mundial. Um dos destaques fica por conta do carioca Henrique Avancini, que aparece no topo de uma lista com mais de mil ciclistas, na 15ª posição, a melhor colocação de todos os tempos de um ciclista brasileiro na Elite Masculina, a categoria mais importante do mountain bike. Além disso, a lista coloca Avancini como o melhor mountain biker da atualidade nas Américas.

“Esta marca significa muito pra mim e para o MTB brasileiro. Alcançar este nível em um esporte tão difundido mundialmente e que ainda está em processo de difusão no Brasil é realmente uma realização como profissional. O ranking encerrou um ano incrível para mim”, analisa Avancini.

De fato 2013 foi um ano especial para Avancini, que conquistou as principais provas do calendário nacional, como o Campeonato Brasileiro de MTB, a Copa Internacional de MTB e a ultramaratona Brasil Ride e, de quebra, conseguiu projetar o MTB brasileiro no cenário internacional com a vitória em Munsigen, na Alemanha, uma das provas mais tradicionais da Europa, ambicionada pelos melhores mountain bikers do mundo. Além disso, Avancini conquistou também a medalha de bronze no Panamericano de MTB, disputado na Argentina.

“Não foi nada fácil chegar neste nível, sair da 105ª posição do ranking para a 15ª em apenas um ano é fruto de muito trabalho. Acredito que será difícil manter e subir ainda mais, mas mostrei que posso e consigo andar entre os melhores”, diz o campeão brasileiro de MTB.

Se depender de esforço, 2014 será ainda melhor para o brasileiro. Avancini já voltou a uma carga intensa de treinamentos e no próximo mês disputa sua primeira competição oficial. “Eu e meu treinador focamos o calendário de provas deste ano em competições internacionais. Estar andando com os melhores vai ajudar ainda mais no meu desenvolvimento”, conclui Avancini.
Ficha técnica do atleta


Nome: Henrique da Silva Avancini
Data de nascimento: 30/03/1989 (24 anos)
Altura: 1,76 cm
Peso: 65 kg
Esporte/Categoria: Cross-country Olímpico (XCO)
Principais títulos:
- Campeão da Brasil Ride 2013
- Campeão da Copa Internacional de MTB 2013
- Campeão Brasileiro XCO 2013
- Vencedor da Etapa de Munsingen da Bundesliga 2013
- Vencedor do Shimano Fest 2012
- Primeiro lugar na Copa Internacional do Paraná de cross-country 2012
- 9 vezes Campeão Brasileiro (categorias de base)
- 5 vezes Campeão do Iron Biker
- Medalha de bronze no Pan-Americano da Argentina (2013)
- Medalha de prata na categoria Sub 23 de MTB no Pan-Americano da Guatemala (2010)
- Campeão do Troffeo Internazionalli Città di Ascoli 2009 (Itália)
- Campeão do Tour de France du VTT 2009 por equipes (França)
- Campeão Portaria Internacional 2009 (Grécia)
- Medalha de ouro no Pan-Americano de MTB 2007 (Argentina)
- Medalha de ouro no Pan-Americano de MTB 2006 (Brasil)