sábado, 22 de março de 2014

Com uma bela estratégia Henrique Avancini vence o Short Track da CIMTB em Araxá - MG


Vivendo um ótimo momento como atleta, Henrique Avancini, piloto da Caloi Elite Team, vence o Short Track, segunda competição da abertura da Copa Internacional de Mountain Bike na linda cidade mineira de Araxá. Na Elite Feminina, Isabela Lacerda, também triunfa novamente.

"Grande prova hoje com mais uma vitória e consegui consolidar um pouco a liderança no geral.


A segunda etapa de Araxá, foi um Short-track (XCC), mas tivemos uma bateria classificatória onde só os 30 melhores das baterias avançavam para a final. 

A minha bateria foi bem forte, e ficamos em um grupo de 5 atletas(Fred, Pscheidt, Cocuzzi e Marcelão). Tentei economizar o máximo possível, mas o ritmo foi bem forte para uma classificatória. No final cruzei em 4º, mais do que suficiente para ir para final.

Na final, a prova durou 33’:25’’. Pelo que vi na eliminatória a disputa por posições aconteceria o tempo todo, porque o circuito era um misto de trecho rápido com trecho mais lento, onde faria diferença ganhar uma posição ou mais. Antes da prova, pensei que se eu tivesse pernas e oportunidade, eu tentaria lançar algum ataque no começo para quebrar o pelotão e assim fazer uma prova mais segura, do ponto de vista da integridade física. Resumindo: Eu não queria ficar batendo guidão, se eu tivesse condições de evitar.

Na segunda volta o meu parceiro de equipe Fred, lançou um ataque e abrimos uma pequena diferença em relação ao grupo perseguidor, mas fomos alcançados pelo Rubinho que já passou atacando. Lancei um contra-ataque e abri uma pequena diferença...Daí pra frente segui sozinho e fui construindo uma diferença cada vez maior até ficar em torno de 15’’. Na perseguição vinha um grande grupo mas que depois ficou reduzido ao Rubinho e Pscheidt. O circuito favorecia o trabalho em grupo e me manter na frente sozinho foi um preço alto. Eles foram tirando a diferença aos poucos até ficarem a 5’’. Faltando 3 voltas pro final, de um total de 8, dei uma acelerada. Era o momento chave da prova. Ou eu consolidava minha diferença e inibia os perseguidores para que se preocupassem mais um com o outro, ou eu não abriria e então eu precisaria de um tempo para respirar e ter reação quando eles atacassem, para pelo menos não perder tempo. 

Acabei fazendo o ataque no momento certo e abrindo uma boa diferença, cruzando a linha de chegada com 24’’ de vantagem para o Pscheidt e Rubinho e garantindo mais um vitória.
Amanhã é a principal competição com o XCO, sendo o dia com maior peso pra CIMTB e também a etapa que pode mexer mais com a classificação geral por tempo, por ser a etapa mais longa.

Amanhã é dia de usar as pernas e cabeça e saber administrar a vantagem de 53’’ que eu tenho.

Falta uma. Pra cima deles!"



Isabela Lacerda fatura mais uma!

No feminino, Isabella Lacerda escolheu a estratégia correta, e ultrapassou Raiza Goulão a duas voltas do fim. Com o tempo de 36min35s694 contra 36min57392 de Raiza, Isabella conseguiu uma folga ainda maior na liderança do XCS: 1min9 de vantagem.

Segundo dia de prova na CIMTB. Prova estilo Short Track, 25 minutos mais 2 voltas em um circuito duro descendo pela Dona Beija. Graças a Deus consegui andar bem e garantir mais uma vitória. Foi uma prova dura e um ritmo muito intenso. Feliz com meu rendimento! Agora é descançar e manter o foco, porque amanhã será a prova de Cross Country. Obrigada meu Deus, obrigada Nossa Senhora!!!