domingo, 30 de março de 2014

Pan-Americano de MTB: Jaqueline Leal é bronze para o Brasil na prova de XCO Junior feminino

As categorias de MTB Cross Country Júnior masculino e feminino foram as primeiras a competir neste sábado (29), pelo Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, que esta sendo realizado na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. A competição começou na última quinta (27) e segue até este domingo (30).

O grande destaque brasileiro foi a ciclista Jaqueline Leal, de apenas 17 anos, que representa o orfanato “Lar Nossa Senhora”, local onde a atleta atualmente reside e representa nos eventos aonde participa. Jaqueline, de apenas 17 anos, pedalou sempre entre as primeiras colocadas e finalizou na terceira posição, garantindo a medalha de bronze para o Brasil.

“É muito emocionante poder ganhar uma medalha para o Brasil. As adversárias estavam fortes e apesar de estar conseguindo descer muito bem acabei tendo dificuldades durante as subidas. Lutei até o final para garantir esse resultado e estou muito contente”, declarou à brasileira.

Pouco tempo depois, a emoção foi forte na disputa da categoria Junior masculino. Os atletas travaram grandes duelos durante todo o percurso e a vitória só foi definida nos metros finais. Após o Sprint final, o mexicano José Ulloa levou a melhor e terminou com o ouro, seguido pelos colombianos Brandon Smith e Egan Bernal, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

“Larguei com muita vontade de vencer. A pista estava ótima e procurei estar sempre entre os primeiros. Treinei muito para essa competição. Fizemos várias competições como preparação e estava me sentindo muito bem. É muito gratificante conquistar uma medalha no Pan-Americano. Tive que me defender dos colombianos nos últimos quilômetros, mas graças a deus acabou tudo dando certo”, declarou Ulloa.

As competições do Mountain Bike XCO seguem neste domingo (30), encerrando a programação do Campeonato Pan-Americano de MTB. Os ciclistas da categoria SUB-23 serão os primeiros a competirem, iniciando com a prova feminina a partir das 9h. A prova da Sub-23 masculina será as 11h, enquanto os atletas da Elite competem as 13h (feminino) e 15h (masculino).

Domínio brasileiro
Com 19 medalhas conquistadas, os pilotos brasileiros do Downhill fizeram bonito na tarde desta sexta (29) e levantaram poeira para garantir seis ouros, sete pratas e seis bronzes.

Na elite masculina, o brasileiro Lucas Bertol fez 1min56s112 e garantiu a prata. Já o multimedalhista em Campeonatos Pan-Americanos, Markolf Berchtold, completou o percurso com 1min56s174 e conquistou o bronze. A vitória ficou com o colombiano Marcelo Gutierrez, depois de marcar 1min53s304. 

A brasileira Bruna Ulrich também pedalou forte na elite feminina e cravou o tempo de 2min25s752, terminando com a medalha de bronze. O ouro ficou com a salvadorenha Mariana Salazar ao completar em 2min24s004, seguida pela equatoriana Diana Marggraff, com o bronze.

XCP
Outra grande atração desta quinta (29) foi a prova do XCP, que é uma prova bastante parecida com o XCM (Marathon). A única diferença é a quilometragem percorrida que precisa ser menor.

Mais de 350 ciclistas amadores tiveram a oportunidade de participar desta competição, que foi introduzida pela Confederação Brasileira de Ciclismo para fomentar a disciplina do Mountain Bike, motivando novos praticantes e gerando a oportunidade dos atletas amadores participarem de um evento tão importante como o Pan-Americano.

“A ideia é justamente essa, proporcionar a oportunidade de atletas jovens, amadores, poderem competir no mesmo evento que os grandes campeões. Isso gera uma grande motivação para todos. Queremos cada vez mais atletas entusiasmados e buscando se profissionalizar em nossa modalidade. Todos os participantes estão de parabéns, a prova foi um grande espetáculo”, declarou José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo. 

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2014 é uma  realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), organização da Bike Light e Mais Comunicação, patrocínio da Prefeitura Municipal de Barbacena (MG) e Caixa Econômica Federal e apoio da Saint Gobain.

Resultados completos do XCO
Junior masculino – [Resultados]
Junior feminino – [Resultados] 
Resultados completos do DHI
Todas as categorias – [Resultados]
Resultados XCP
Todas as categorias – [Resultados]

Galeria de fotos

Informações
Cronograma:
Categorias participantes:
Mapas e Altimetria: