segunda-feira, 24 de março de 2014

Um é pouco, dois é bom e três é demais! Henrique Avancini vence todas as provas em Araxá e é campeão da primeira etapa da Copa Internacional de MTB

O atleta da Caloi Elite Team confirma o favoritismo e vencea única prova que faltava em seu currículo no circuito nacional  

O líder do ranking nacional de MTB, Henrique Avancini, venceu todas as provas da primeira etapa da Copa Internacional de MTB, em Araxá-MG e subiu ao lugar mais alto do pódio. O mountain biker destaca a importância da vitória garantida com o tempo total de 2h19mim50s e que lhe rendeu 120 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). “Vencer em Araxá-MG é realmente especial. Já havia terminado em segundo e em terceiro nos anos anteriores, mas nunca havia faturado o título da etapa”. 
A competição deste ano teve um formato diferente de suas edições anteriores, sendo dividida em três etapas: Contrarrelógio, Short Track e o Cross Country Olímpico. “Minha ideia era fazer uma prova em equipe, com o Sherman Trezza e o Fred Mariano, para não cair meu ritmo e assim me auxiliarem a garantir a vitória. Era mais interessante andar com meus companheiros do que sozinho, para não sofrer ataque dos rivais”, explicou Avancini.

Após sobrar nas duas primeiras etapas e abrir 53s para o segundo colocado, na abertura da terceira etapa, Avancini teve um imprevisto. “Antes da descida da Dona Beja eu errei a entrada e acabei entrando na via opcional, que é mais lenta. O que aconteceu foi que com o público, não vi a entrada da descida e fiz a tangente errada. A entrada da sessão não é boa e com o público diminuindo a visão acabei vacilando”, relatou o atleta.  

Após o erro, a prova foi de recuperação e Avancini contou com os parceiros da equipe Caloi Elite Team, Sherman Trezza e Fred Mariano, para garantir a vitória na etapa com 49s de vantagem sobre o segundo colocado. “Acredito que tenha sido a primeira vez que me senti realmente bem em Araxá-MG e por isso me sinto muito feliz e realizado. Estou sanando minhas fraquezas depois de muito trabalho”, finaliza o campeão.

Henrique Avancini seguirá em terras mineiras para encarar mais um desafio, representar o Brasil no Pan-Americano de Mountain Bike, que começa no próximo dia 27 de março. “O Pan é o meu principal objetivo do ano até aqui. Depois de um bom começo de temporada, vou seguir muito motivado e espero fazer as honras da casa junto com meus companheiros de pátria”.