sábado, 10 de maio de 2014

Em dia de treino oficial, atletas fazem reconhecimento e aprovam pista do Shimano Brasil Enduro Series

Prova em Itaipava (RJ), válida como abertura da primeira competição de abrangência nacional de Enduro MTB, será neste domingo (11) a partir das 7h30, no Parque Municipal de Petrópolis  

Itaipava (RJ) - Os mais de 150 inscritos para abertura do Shimano Brasil Enduro Series, competição pioneira de Enduro MTB com abrangência nacional, tiveram a oportunidade de realizar o treinamento oficial neste sábado, em Itaipava. A largada das oito categorias, Pro, Expert, Feminina, Máster 1, 2 e 3, Sênior e Amador, será realizada neste domingo (11), a partir das 7h30, no Parque Municipal de Petrópolis. Após o treinamento, o atleta Pro Luiz Felipe Viani, de São Bento do Sul (SC), fez sua avaliação dos deslocamentos e estágios da prova.

"O Deslocamento 1 é bem legal. É praticamente só asfalto e tem os últimos 4 km de subida até o Estágio 1, que é o mais longo e com uma subida no meio. É muito técnico e está dentro da vala, algo semelhante a uma trilha de jipe com lugares altos e baixos, e você vai na parte baixa e toda hora está no limite, perto do erro", destacou Viani, piloto com suas origens no Downhill, que compete na sua quarta prova de Enduro MTB. 

"Ao chegar lá embaixo, tem mais 26 minutos de subida, um total de dois ou três km. Em seguida larga para o Estágio 2, que começa em subida em um single track, de três a quatro minutos cronometrado. O Estágio 2 termina no meio do 1, ou seja, o Estágio 3 é o final do 1, com a parte mais rápida e toda na vala. E no fim tem o deslocamento final. Está muito bacana", completou. 

O circuito terá três estágios cronometrados (E1, E2 e E3) mais os deslocamentos (D1, D2 e D3), além do trecho final, com extensão de 42 km a serem percorridos em um tempo médio de seis horas. Atleta originado do XCO (Cross Country Olímpico), o paulistano Gustavo Astpolphi também aprovou a pista de Itaipava. 


"Gostei muito porque têm subidas, mesmo nos estágios cronometrados. A essência do Enduro MTB é essa. A prova vai contar muito com a técnica dos pilotos e com o melhor uso da sua bike, tanto nas trilhas quanto nas subidas. Não é apenas descida, como no Downhill ou com mais subidas, como o Cross Country", avaliou Gustavo.

"Como atleta de Cross Country, me agradou muito a parte de subida que, mesmo não cronometrada, desgasta o atleta e todos passarão por isso. Quem subir mais rápido, descansa mais antes de descer no estágio seguinte. Vai ser bem interessante essa disputa entre quem sobe mais e quem desce rapidamente", concluiu. 

Organização do Shimano BES satisfeita com testes finais - Se para os pilotos o sábado foi dia de conhecer a pista e poder planejar a competição no domingo, aos organizadores a data foi importante para realizar os últimos testes de cronometragem e de ajustes no traçado. A estrutura em Itaipava está completa. Conta com área de atletas e ambulância, além de área de hidratação e Suporte Neutro, ambos no final do Deslocamento 1. O serviço oferecido pela Shimano consiste em dar suporte e socorro mecânico aos competidores profissionais e amadores.

"Nosso foco hoje (sábado) foi 95% nos estágios e na cronometragem deles. O treino iniciou-se as 10h, mas, desde as 7h estávamos lá demarcando cada trecho e colocando as fitas. Acompanhamos a passagem de todos os atletas e tiramos suas dúvidas sobre cada estágio. O treino transcorreu bem e no Congresso Técnico vamos conversar, ouvir a opinião dos pilotos para ver se algo precisa ser melhorado",  contou Daniel Bender, organizador da prova. 

O Shimano Brasil Enduro Series conta com patrocínio máster da Shimano, empresa líder mundial nos mercados de bike e pesca. Tem também os patrocínios de Viper, HUPI Bikes e Santa Cruz Bikes, além de contar com os apoios de Session Brasil, Maxxis/Calypso, Exceed Nutrition, Specialized e Bike & Adventure. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio da Secretaria de Esportes e lazer e Fundação de Cultura e Turismo.

Programação oficial

Domingo - 11 de maio
7h15 - Chamada para largada

7h30 - Largada Deslocamento 1 (D1)

9h20 - Largada Especial 1 (E1)

10h45 - Largada Especial 2 (E2)

11h15 - Largada Especial 3 (E3)

16h - Premiação Geral do Evento

Serviço:
Shimano Brasil Enduro Series

Local: Parque Municipal de Petrópolis

Endereço: Estrada União e Indústria, 10.000 - Itaipava

Categorias: PRO, Expert, Máster 1, 2 e 3, Sênior, Feminino e Amador

Mais informações no site http://www.brasilenduroseries.com.br/

Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/brasilenduroseries