domingo, 20 de julho de 2014

Etapa 12 Hipotermia foi pouco - A Gudiña a Allariz

"Talvez, pior do que um calor de 40 graus dos infernos de Sevilha até Zamora, não seria os 12 graus, um frio e uma chuvarada maldita dos céus de Puebla de Sanabria a Allariz na Galicia" by Professor Arnaldo

"Hoje passei pela experiência mais terrível desde que comecei a pedalar. No início do trajeto, após uma subida de alguns quilômetros, havia uma descida com extensão de 7 km e inclinação de 7%. 
A temperatura estava abaixo de 12º e chovia. A medida que descia, freiava cada vez mais e o frio aumentava. 


Lembrei-me da situação que passei mais frio na minha vida que ocorreu durante o serviço militar, quando acampei em Vila Maria, vilarejo próximo à Campos do Jordão durante o inverno. O frio doía e o sargento gritava que o soldado era superior ao tempo e que não sentia frio.  Posso assegurar que hoje senti mais frio. Quando o peito começou a doer, iniciei os exercícios respiratórios que aprendi com a fisioterapeuta do HCor e, aos poucos, senti uma melhora. Continuei descendo, cada vez mais devagar. Veio uma placa informando que restavam 3 km de descida e eu não via a hora de chegar lá embaixo. 

Finalmente uma placa informava que havia um posto de gasolina a 500 metros. No posto, quando desci da bike e o chão parecia fugir dos meus pés. Tive que apoiar-me e esperar algum tempo até conseguir me movimentar. 

Alongamento, chocolate quente, café fervendo e pedaço de bolo proporcionaram a recuperação. Após o susto, percebi o erro cometido por me submeter àquela situação sem a vestimenta necessária. Eu estava mal agasalhado para enfrentar aquela descida." - Finaliza Gilmar Duarte.



"hipotermia ocorre quando a temperaura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado, como foi o nosso caso. Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27°C e creio que por alguns minutos atingimos essa condição.

Por isso, no tarde de ontem, comprei uma camisa de algodãop de manga longa, que certamente salvou a minha vida no descidão até Verír, na Provincia de Ourense na Galicia.


Está sendo minha primeira experiência pedalar com alforges, um incoveniente e tanto para manobras mais radicais, ou até mesmo um bom equilibro sobre a bike. Não vejo a hora de chegar a Santiago de Compostela e irmos sem estes malditos alforges até Finisterre, 

O nome desta cidade litorânea deriva da expressão latina finis terrae, isto é "fim da terra". O cabo Finisterra, que se estende a sul-sudoeste da vila, situada cerca de 100 km a oeste de Santiago de Compostela, é considerado por muitos o verdadeiro fim do Caminho de Santiago, havendo muitos peregrinos que após visitarem Santiago e a sua catedral, continuam a peregrinação até ao extremo do cabo, que será nosso caso". encerra a conversa de hoje o Professor Arnaldo.

Fotos da Etapa 12 Hipotermia foi pouco - A Gudiña a Allariz