quinta-feira, 21 de maio de 2015

De olho em 2016, Brasil busca pontuação na Copa do Mundo de MTB

Sob comando do técnico Cadu Polazzo, equipe brasileira terá duas etapas seguidas pela frente: uma na República Tcheca e outra na Alemanha


São Paulo (SP) – A competição mais importante do mountain bike mundial vai começar. A Copa do Mundo de MTB XCO (Cross Country Olímpico) terá início neste fim de semana e a seleção brasileira terá pela frente duas etapas seguidas. Serão dois desafios na Europa: o primeiro de 23 a 24 de maio, em Nové Město, na República Tcheca. De lá, os atletas seguem para a Alemanha, onde disputarão uma prova em Albstadt, entre os dias 30 e 31.

O Brasil será representado pelos atletas Henrique Avancini, Rubens Donizete e Ricardo Pscheidt, na Elite Masculina; Raiza Goulão e Isabela Lacerda na Elite Feminina; além de Luiz Henrique Cocuzzi, na Sub-23. Sob o comando do técnico Cadu Polazzo, a equipe convocada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) vai encarar o desafio de pedalar em alto nível ao lado dos principais nomes do esporte.
“Essas provas são muito duras devido ao grande número de atletas. Isso dificulta muito no momento da largada. O Henrique vai largar na segunda fila, o que é uma posição ótima e vai favorecer no seu desempenho. Rubinho e Pscheidt largam atrás e terão adversários até mais lentos na parte técnica, o que pode dificultar uma melhor posição de chegada. As meninas largarão na quarta e quinta fila e provavelmente terão o mesmo desafio pela frente”, comenta Cadu Polazzo.
Além deles, Cocuzzi também larga em posição intermediária na categoria Sub-23.
 A equipe segue confiante por uma boa pontuação na Copa. Depois dos resultados positivos no Campeonato Pan-Americano, a expectativa do treinador é que todos apresentem uma nova evolução e sigam firme na busca pela vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 “Os atletas evoluíram do ano passado para cá e esse era o objetivo. Conseguimos uma progressão na performance de cada um rumo as Olimpíadas. A motivação aumentou por causa dos  Jogos Olímpicos e isso contribui bastante para o crescimento deles”, analisa  o treinador.
Depois das Copas do Mundo da República Tcheca e Alemanha, alguns atletas ainda permanecem na Europa para a disputada de mais provas.

Cadu Polazzo é preparador físico e Mestre em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo. Atualmente, faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Mountain Bike e é o treinador de diversos atletas da Elite brasileira do MTB, como o atleta olímpico Rubens Donizete, Isabella Lacerda, Raiza Goulão, Sofia Subtil, Daniel Grossi e José Gabriel de Almeida.