terça-feira, 11 de agosto de 2015

As setas e a hospitalidade luzitana são as metas do Caminho Português a Compostela de bicicleta - 1ª fase


Desde 2004 o Professor Arnaldo, editor chefe da "Nóis na Fita a TV", de bicicleta, vem percorrendo os vários caminhos de peregrinação de bicicleta, e como não poderia deixar de ser, desde 2013, os caminhos que chegam a Santiago de Compostela, na Galicia, norte da Espanha.
histór
Assim, neste julho de 2015, o Professor Arnaldo, percorreu de bike o Caminho Português em duas etapas, sendo que na primeira, por quatro dias, numa média de 65 km diários, chegou até Coimbra. Neste trecho, de Lisboa, dava até para dar uma esticada a Fátima, onde fica o Santuário da padroeira dos portugueses.


ETAPA 1 DE 9  - LISBOA a AZAMBUJA 06-07-15
Depois de dois dias curtindo Lisboa, uma cidade, que além da sua histórias e seu centro histórico maravilhoso, numa bela manhã de sol, parti em direção a Azambuja, já maravilhado com a gentileza e amabilidade do povo português, cujo percurso, resumidamente, poder ser visto no vídeo abaixo - explica feliz o Professor Arnaldo.



ETAPA 2 DE 9 AZAMBUJA a GOLEGÃ 07-07-15

No segundo dia de pedal, já se podia curtir regiões e vilas menos urbanas, passando por Santarém, uma cidade muito bonita e merecer até uma parada maior, coisa que não foi possível, pois os percursos já haviam sido definidos bem antes, no Brasil, lamenta o Professor. 


Assim. Assim, ele percorreu outros 65 km até chegar a Golegã, uma pequena cidade, mas muito charmosa, hospedando da Casa da Tia Guida, uma pousada construída na séculos XVIII e administrada por amantes do ciclismo, que vale a pena ser visitada.





ETAPA 3 DE 9 GOLEGÃ a ALVAIAZÉRE 08-07-15

A partir de Golegã o Caminho começou a ficar mais divertido, pois para um biker nada melhor do que trilhas e single tracks desafiadores, além da natureza se impor sobre as áreas urbanas, no que pese  a encantadora cidade de Tomar, com seus pontos históricos e um primor de conservação. Apesar da falta de setas nas trilhas deste trecho, o percurso valeu pela beleza da região montanhosa, um desafio a parte, pelas subidas duras e descidas iradas.




ETAPA 4 DE 9 ALVAIAZÉRE a COIMBRA 09-07-15

Já ambientado pela falta de algumas setas pelo Caminho, a ansiedade tomava conta, pois o objetivo final era Coimbra, término  primeira fase da peregrinação de bicicleta até Santiago de Compostela, pois o Professor Arnaldo, iria tirar umas férias das férias (risos), voltando de carro até Lisboa, depois de avião até Veneza na Itália e de quebra um cruzeiro marítimo pela Croácia e algumas Ilhas Gregas.

O ponto alto do percurso foi encontrar pessoalmente com um dos grandes pilotos do ciclismo português de estrada, o grande camarada Jorge Rodrigues, que fez questão de tomar o café-da-manhã com o Professor Arnaldo em Ansião, sua cidade natal e que por coincidência, faz parte do percurso até Coimbra.





Como aperitivo neste final da narrativa e vídeos da 1ª fase, o o Professor Arnaldo, editor chefe da "Nóis na Fita a TV", deixa dois links:


O primeiro conta o inicio de sua saga de bike, pelo Caminho Francês, desde Saint Jean Pied de Port, chegando a Santiago de Compostela em 11 dias, consequentemente 11 artigos, fotos e vídeos, a partir do link abaixo,  percorrendo ao redor de 920 km. em julho de 2013.

ETAPA 1 SÓ PARA OS BRUTOS - SAINT JEAN PIED DE PORT A ZUBIRI CAMINO FRANCES SANTIAGO DE COMPOSTELA


Caso você tenha tempo e prazer pelas setas que são as metas dos Caminhos que levam a Santiago de Compostela, em julho de 2014, ou seja, no ano passado, o Professor Arnaldo, juntamente com o seu grande amigo Gilmar Duarte, percorreu de bike o Caminho Via de La Plata, de Sevilha até Finisterre, em um percurso de 1.350 km em 15 dias.