quinta-feira, 9 de junho de 2016

Só parra os BRUTOS! Etapa 1 da Via Francígena de bike - Aosta a Verrès


O percurso que vai da cidade italiana de Aosta a Verrès, um dos trechos iniciais da parte italiana do Caminho Oficial da Via Francígena, segundo o Professor Arnaldo, editor chefe da "Nóis na Fita A TV", foi concebido para ser feito a pé, não sendo indicado para bicicletas.


"Caramba! Cada caminho de cicloturismo ou peregrinação tem a sua história particular e a Via Francígena não foge à regra: De Aosta a Verrès me meti de bicicleta a percorrer o mesmo traçado destinado aos peregrinos a pé e foi um sofrimento só. Os 50 km que separaram as duas belas cidades aqui do norte da Itália, dado aos inúmeros single tracks e trilhas muito estreitas em meio aos bosques, testou toda a minha força e habilidade, ainda mais estando pedalando sozinho.


Em algumas ocasiões, estava a quase de 2.000 metros de altitude e nos single track nos Alpes, de um lado era rochas e do outro um tremendo precipício, que em caso de um erro na pilotagem da bike, me levaria a morte certamente, algo que está nos meus planos lá pelo ano 2050" - comenta o Professor.

Portanto, a ciclo aventura do Professor Arnaldo, começou em alto estilo, porque fazer pedalar por lugares desconhecidos, grandes distâncias e outras culturas, que não a sua, é muito mais que saber andar de bicicleta, sem contar que viajar sozinho leva a você a estar muito mais atento e concentrado, pois caso contrária a viagem será um tormento." Conclui o Professor Arnaldo ao final da Etapa 1 das 18 etapas consideradas para chegar a Roma, ponto final da Via Francígena,