quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Bike Tour Puglia no sul da Itália é uma das 10 mais incríveis cicloviagens do Professor Arnaldo




O Professor Arnaldo, editor chefe da "Nóis na Fita A TV", concluiu neste fim de semana uma das mais espetaculares cicloviagens de sua vida, desta vez pela região da Puglia italiana, evento que se repetirá de 26 março a 01 de abril de 2017, organizado com esmero pela Italy Bike Tour, sob o comando da brasileira Cecília Rocha Mendes, conhecida pelo tratamento especializado para brasileiros. 

Segundo a Cecília, a Puglia, localizada no sul da Itália é a descoberta de um novo destino turístico: exuberante por natureza, praias paradisíacas, mar cristalino, cidades históricas e rica gastronomia; tudo isso abraçado por uma hospitalidade especial e genuína dos italianos do sul.


"Pra inicio do conversa a  pequena e costeira cidade de Polignano a Mare é uma cidade italiana de 18.000 habitantes da província de Bari, em Puglia. O núcleo mais antigo da cidade fica sobre um complexo rochoso voltado para o mar Adriático à 33 km ao sul da capital, de mesmo nome que a província, um verdadeiro colírio para os olhos." - Inicia o Professor Arnaldo.


"À noite, quando da nossa chegada, suas pequenas e histórias ruas, aliada a uma gastronomia, principalmente baseada em peixes e frutos do mar, dava a certeza de que o roteiro começava em grande estilo, com um jantar regado a vinho branco dos melhores vinhedos italianos e de sobremesa um cone do incomparável "gelato" italiano, de dar água na boca mesmo e para esquecer de vez qualquer dieta alimentar nesta semana." - continua entre risos o Professor.

Day 1 - Polignano a Mare a Albarobello
"Logo após o café da manhã, o grupo foi conhecer o centro histórico de Polignano a Mare, com pitorescas e históricas ruelas, com direito a muitas fotos, finalmente partimos para um percurso de algo em torno de 40 km, com poucas e leves subidas, com a vantagem de que tudo que sobe desce, em meio a parreiras de um lado e oliveiras do outro.


No entanto, eu não tinha a mínima ideia de que Albarobello, cidade onde iríamos dormir após o primeiro dia de pedal, apresenta uma série de incríveis casas chamada de trullo. Os trulli (plural de trullo, do grego cúpula) são antigas construções de pedra, com telhados cônicos, comuns em uma parte da região italiana da Puglia.

Acredita-se que antigamente os trulli eram utilizados para evadir a cobrança de impostos sobre as casas. Ao se aproximarem os cobradores, os tetos podiam ser facilmente desmontados com a retirada da pedra-chave do topo, fazendo uma casa passar por um depósito ou construção abandonada, e depois reconstruídos. Os trulli não raro são decorados com figuras de significado mágico, espiritual e supersticioso.
A cidade de Albarobello tem um conjunto importante de trulli, considerado Pratrimômnio da Humanidade pela UNESCO." conclui o Professor Arnaldo, antes de ir dormir em um Trullo 5 estrelas.

Buonanotte a tutti!